Normas de submissão


Normas para submissão dos trabalhos para o 13º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

 

PRAZOS

1. Inscrição de trabalhos para as Categorias E-pôster e Oral: submissão a partir de 11 de abril de 2022 até 11 de maio de 2022, exclusivamente pelo site do Congresso. (www.congresso-simposio-sobecc.com.br).

2. Resultado da seleção: divulgação do aceite e forma de apresentação (e-Pôster ou Oral) prevista para 30 de junho de 2022, no site do Congresso. Estará disponível um Modelo de apresentação em Power Point, nesta data.

3. Envio dos trabalhos aprovados pelos autores na versão final a ser apresentada durante o evento: até 12 de agosto de 2022. O não envio até essa data implica em desclassificação automática.

4. Data e horário das apresentações serão divulgados até 24 de agosto de 2022. O autor responsável pela submissão do trabalho receberá a data, o horário e o local para apresentação na categoria e-Pôster ou Oral pelo e-mail informado durante sua inscrição. 

5. O trabalho aprovado deverá ser apresentado durante o Congresso pelo autor indicado no momento da submissão. Na impossibilidade de apresentação pelo relator indicado, o trabalho somente poderá ser apresentado por um dos coautores. O tempo de apresentação será de cinco (5) minutos para o formato e-Pôster e oito (8) minutos para o formato Oral.

 

INSCRIÇÃO E AUTORIA

6. Para apresentar um trabalho no “13º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde” é necessário que:

6.1 O relator esteja inscrito como participante do evento;

6.2 Pelo menos um dos autores seja associado SOBECC, com anuidade 2022 quitada.

7. Cada autor poderá enviar, no máximo, 5 (cinco) trabalhos. O número máximo de autores, será de sete (7) por trabalho inscrito.

A inscrição do trabalho deverá ser feita por meio do envio do Resumo, exclusivamente pelo site do Congresso (www.congresso-simposio-sobecc.com.br). No momento da inscrição, o autor deverá selecionar sua preferência por modalidade de apresentação, ou seja, apresentação Oral ou e-Pôster. Após a avaliação pela Comissão de Temas Livres, o trabalho poderá ser recusado ou aceito na categoria de escolha ou em outra, conforme julgamento desta Comissão.

8. Não serão aceitas inscrições de trabalhos via fax, Correios, por portador ou de qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento.

9. Para inscrever o trabalho, o autor deverá acessar o sistema de inscrições e preencher um formulário padrão para submissão e registrar nome e CPF, e-mail e instituição dos autores.

9.1. Deverá selecionar a área de conhecimento do trabalho que poderá ser:

  • Cirurgia infantil
  • Cirurgia gerontológica
  • COVID-19
  • Endoscopia
  • Gestão
  • Inovações em educação
  • OPME
  • Posicionamento Cirúrgico
  • Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde
  • Recuperação Pós-Anestésica
  • SAEP
  • Robótica
  • Segurança do paciente
  • Saúde do Trabalhador
  • Sustentabilidade
  • Outros

 

9.2. Na sequência selecionará a classificação correspondente a metodologia empregada:

 

  • Artigo original: resultado de pesquisa primária, como por exemplo, estudos descritivos-exploratórios, coorte, ensaios clínicos, transversais e etc. O resumo deverá ser estruturado em: introdução, objetivo, método (deverá constar o número do parecer de aprovação ética, se aplicável), resultados e conclusão (implicações para a prática assistencial).
  • Revisão integrativa, de escopo, sistemática com ou sem meta-análise ou metassíntese: Estudos críticos, abrangentes e sistematizados de avaliação da literatura científica, com descrição minuciosa da pergunta de pesquisa, do  processo de busca, critérios de seleção e classificação dos estudos primários incluídos. O resumo deverá ser estruturado em: introdução, objetivo, método, resultados e conclusão (implicações para a prática assistencial).
  • Estudo de caso ou Relato de experiência: estudo de situação de interesse para a atuação de enfermeiros nas áreas de Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização, Endoscopia, Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde e Recuperação Pós-Anestésica, contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos com estratégias de intervenção ou evidência metodológica apropriada para a avaliação da eficácia de um procedimento ou estratégia. O resumo deverá ser estruturado em: introdução, objetivo, método (descrição da estratégia adotada), resultados (descrição da experiência) e conclusão (implicações para a prática assistencial).

 

10. Para garantir a confidencialidade durante o processo de seleção e avaliação, não é permitida a inclusão de nome de autores e/ou da instituição no texto do resumo submetido. Caso estas informações constem no resumo, ele será desclassificado. Estas informações deverão ser inseridas no formulário apropriado, conforme indicação do sistema de submissão.

 

11. Cada trabalho estará vinculado a uma (1) inscrição e ao CPF correspondente. Os trabalhos para serem avaliados pela Comissão de Temas Livres deverão submetidos como: Categoria e-Pôster ou Categoria Oral, porém ambos seguem as mesmas regras para confecção do resumo, conforme descrito no item 7.

 

RESUMOS

12. O resumo deverá ser inscrito nos idiomas português, inglês ou espanhol, proveniente de trabalho inédito e estar descrito em até 550 palavras (inclui o título e não inclui referências).

13. O resumo deverá conter os seguintes itens, da forma descrita abaixo:

  • Título: deve conter no máximo 15 palavras digitadas (somente a primeira letra da sentença em maiúscula, excetuando os nomes próprios);
  • Introdução: a importância do assunto deve ser destacada resumidamente;
  • Objetivo: exposto com clareza;
  • Método: expor resumidamente a metodologia da pesquisa; deverá constar o número do parecer de aprovação ética, se aplicável;
  • Resultados: indicar os de maior destaque;
  • Conclusões: indicar os principais resultados obtidos, em resposta aos objetivos propostos e as  implicações para a prática;
  • Palavras-chaves: entre três e cinco extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponíveis no endereço eletrônico www.decs.bvs.br. Se forem compostas, somente a primeira palavra deve estar em caixa alta e devem ser separadas uma das outras por ponto e vírgula;
  • Referências: no máximo 3 (três) em conformidade ao estilo Vancouver.

 

Observações: O título e o texto não devem conter quaisquer referências que possam identificar a origem do trabalho. Todos os autores devem concordar com o resumo enviado. Qualquer violação destas regras desclassificará o trabalho.

 

SELEÇÃO

14. A Comissão de Temas Livres será encarregada de uma seleção prévia dos trabalhos a serem apresentados.

15. Somente serão enviados à Comissão de Avaliação os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste regulamento. Os trabalhos que estiverem fora das normas serão automaticamente desclassificados.

16. A Comissão de Avaliação fará a avaliação dos trabalhos submetidos na Categoria e-Pôster e Oral, considerando o escopo do evento, além do conteúdo técnico e metodológico. 

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

17. Haverá duas formas de apresentação com a finalidade de divulgar informações científicas e a troca de experiências entre profissionais:

  • E-Pôster (pôsteres eletrônicos): esta sessão destina-se à apresentação de trabalhos digitais em formato Power Point. Os painéis e horários serão determinados pela Comissão Organizadora. O autor terá cinco (5) minutos para apresentação.
  • Oral: esta sessão destina-se à apresentação de trabalhos digitais em Power Point. Os auditórios e horários serão determinados pela Comissão Organizadora e Científica. O autor terá (8) oito minutos para apresentação.

 

COMO PREPARAR A APRESENTAÇÃO EM FORMATO ELETRÔNICO

18. Todos os trabalhos serão apresentados em formato digital, previamente definido respeitando horário e tempo de apresentação. O Power Point deverá ser a configuração ppt no layout horizontal (paisagem) disponibilizado no site do Congresso.

19. O modelo de apresentação em Power Point estará disponível em 30 de junho de 2022 no site da SOBECC.

20. O modelo poderá sofrer alterações de design do slide (preenchimento gradual, textura, imagem ou permanecer sólido), conforme preferência do autor.

21. O título deverá ser exatamente o mesmo utilizado no resumo aprovado pela Comissão de Temas Livres.

22. Abaixo do título, devem aparecer os nomes dos autores, instituição, cidade e estado onde o trabalho foi realizado. Os autores devem ser separados por vírgulas. Nome e sobrenome devem constar por extenso.

23. Corpo do e-Pôster: deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas, imagens e tabelas).

24. Sugere-se que os trabalhos contenham em sua totalidade cinco (5) slides para apresentação de e-Pôster eletrônico e oito (8) slides para apresentação de Oral.

25. À Comissão Organizadora reserva-se o direito de alterar o formato dos ppt enviados para que os mesmos se adequem às necessidades de configuração.

26. Certificado e anais:

26.1. Somente será emitido o certificado aos trabalhos que tenham sido apresentados devidamente por seus autores.

26.2. Para cada trabalho apresentado será emitido um (1) certificado com o nome de todos os participantes.

26.3. O não cumprimento das normas inviabilizará a emissão do certificado e publicação do trabalho nos Anais do evento.

 

PREMIAÇÃO

27. Serão premiados seis (6) trabalhos:

  • Categoria Oral: serão premiados os dois primeiros colocados. O terceiro colocado nesta categoria receberá uma “Menção Honrosa”.
  • Categoria e-Pôster: serão premiados dois trabalhos, sendo dois (2) primeiros colocados com o Prêmio de “Destaque na Prática” e dois (2) primeiro colocados com o Prêmio de “Destaque Científico”*. 

28. No ato da submissão do resumo o autor deverá manifestar o interesse em participar do processo de premiação e selecionar em qual categoria irá participar: prática ou científica.

29. Para a seleção dos trabalhos, serão considerados:

  • Clareza do objetivo;
  • Qualidade da metodologia empregada;
  • Originalidade da pesquisa;
  • Relevância e o impacto da pesquisa (implicações para a prática);
  • Qualidade da apresentação do trabalho Oral/e-Pôster;
  • Cumprimento das regras de apresentação, incluindo o tempo.

30. O primeiro lugar da Categoria Oral e os premiados nas categorias “Destaque na Prática” e “Destaque Científico” serão apresentados por um dos autores na plenária do Grande Auditório, em dia a ser divulgado na programação do evento.

*Trabalho com enfoque na prática: resumos sobre inovações tecnológicas ou implementação de processos que contribuem para a melhoria da qualidade da prática profissional, seja assistencial ou gestão.

*Trabalho com enfoque científico: resumos pautados em método científico rigoroso, oriundos de pesquisas originais.

 

Coordenação de Temas Livres

13º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle e Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Confira abaixo um passo a passo de como submeter o seu trabalho: