Dados do Trabalho


Título

O APRENDIZADO SOBRE CIRURGIA SEGURA PARA ALUNOS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A cirurgia é um procedimento complexo e potencialmente arriscado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 234 milhões de cirurgias são realizadas no mundo a cada ano, onde estima-se que desse total, cerca de 7 milhões de pacientes sofrem complicações pós-operatórias. Nesse sentido, entender qual o conhecimento prévio dos alunos dos cursos profissionalizantes em enfermagem a respeito da “Cirurgia Segura” antes de ministrar uma aula e utilizá-los para aprimorar o ensino, pode contribuir para aumentar a confiança e competência dos futuros profissionais a respeito da temática.

Objetivo

Relatar a experiência vivenciada no processo de ensino aprendizagem sobre a temática “Cirurgia Segura” com estudantes de um curso profissionalizante em enfermagem, utilizando a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP).

Método

Estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, a partir da vivência de enfermeiros docentes de um curso profissionalizante em enfermagem, a respeito da realização de uma aula sobre “Cirurgia Segura”, aplicando-se TALP por meio da análise de matriz no software “Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ)”, através da frequência múltipla dos termos.

Discussão e Conclusões

Inicialmente, foi realizado o acolhimento dos alunos pela docente responsável pela disciplina, onde a mesma explicou como iria ocorrer a dinâmica e a importância da participação dos alunos. Em seguida, para realizar o diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos, foi solicitado que os mesmos preenchessem um “Google Forms” que possuía a seguinte frase evocadora: “Cite cinco palavras sobre o que você acha primordial para uma Cirurgia Segura?”. Dentre as 130 palavras citadas pelos alunos, as mais evocadas foram: segurança (4,85%), paciente (4,14%), higienização (3,72%), atenção (3,35%), checklist (2,6%), conhecimento (2,6%), cuidado (2,23%). Percebe-se que apesar da baixa frequência das palavras evocadas, os alunos sabiam algo a respeito da cirurgia segura, tendo em vista que os mesmos evocaram palavras que fazem parte dos pilares da mesma. Tendo em vista esse resultado, a docente explicou brevemente sobre as etapas que compõem a cirurgia segura e logo em seguida dividiu os alunos em grupos para que os mesmos preenchessem o quadro de cirurgia segura, divido em três partes: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala. Percebeu-se que utilizando essa estratégia, a docente conseguiu direcionar a aula, resgatar conhecimentos prévios e instigar os alunos a terem pensamento crítico a respeito da segurança do paciente dentro do centro cirúrgico.

Conclusões

Destarte, nota-se que o entendimento da cirurgia segura é vital para os alunos dos cursos profissionalizantes de enfermagem, pois os capacita a desempenhar um papel ativo na equipe cirúrgica. Além disso, a utilização da TALP permitiu direcionar os conteúdos ministrados aos alunos, sendo uma importante ferramenta de percepção do conhecimento.

Palavras-chaves

Segurança do Paciente. Enfermagem. Centro Cirúrgico Hospitalar. Educação em Enfermagem.

Referências

Coutinho MDPL, Bú, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software tri-deux-mots (version 5.2). Revista Campo do Saber, 2017. [citado em 2023 ago 06]3(1). Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/72/58

Mafra CR, Rodrigues MCS. Lista de verificação de segurança cirúrgica: Uma revisão integrativa sobre benefícios e sua importância. Rev. Fund. Care Online 2018 Jan-Mar [citado em 2023 ago 06]; 10(1):268-75. Disponível em: 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.268-275

Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. Brasília: MS; 2013 [citado em 2023 ago 05]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html

Área

Inovações em educação

Autores

MARILDA DA COSTA MIRANDA, AMANDA LOYSE DA COSTA MIRANDA, ÉLEM GABRIELA SALES COSTA, CRISTIANE DOS SANTOS SILVA, ANA PAULA MARTINS DA SILVA, ROSINELLE JANAYNA COÊLHO CALDAS, DAVID SILVA DE CARVALHO