Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇAO DE INFECÇAO NEONATAL POR CATETER VENOSO CENTRAL

Introdução

O uso de cateteres venosos centrais (CVC), principalmente cateteres centrais de inserção periférica (PICC), é essencial para atender recém-nascidos (RNs) internados em unidades de terapia intensiva (UTI) pois permite a administração segura e contínua de fluidos intravenosos. Dentre as possíveis complicações que esse dispositivo pode causar, a mais grave é a infecção de corrente sanguínea associada à cateter central (IPCS), que pode não só prolongar o tempo de hospitalização, como também contribuir para elevar os índices de mortalidade neonatal.

Objetivo

Analisar as evidências científicas com relação ao impacto dos cuidados de enfermagem na infecção neonatal por PICC a partir de uma revisão integrativa de literatura

Método

Trata-se de uma revisão integrativa, onde utilizou-se a estratégia PICo para formulação da seguinte questão de pesquisa: Quais são os cuidados de enfermagem que impactam positivamente na redução da infecção neonatal por cateter venoso central de inserção periférica? A busca bibliográfica foi realizada no mês de junho de 2023 nas bases de dados MEDLINE via PubMed, BDENF e LILACS, via BVS, Scopus e CINAHL. Para a busca dos estudos, foram levantados os vocabulários controlados e livres com os termos: “recém-nascido”, “cuidados de enfermagem” e “infecções relacionadas a cateter”, utilizando os operadores booleanos “AND” e “OR” para combinar as expressões. Foram incluídos estudos primários indexados nos idiomas inglês, português ou espanhol, no período de 2010 a 2023, e que respondessem à questão norteadora. Artigos repetidos, publicações apenas com resumo, revisões de literatura, reflexões e resenhas foram excluídos. Após o levantamento bibliográfico, os resultados das buscas foram exportados para o aplicativo de revisão online Rayyan QCRI, que permitiu a seleção das publicações conforme os critérios de inclusão e exclusão definidos para este estudo, resultando em seis artigos, os quais compuseram a amostra e foram analisados.

Resultados

O enfermeiro é responsável por capacitar a equipe de enfermagem em relação as recomendações tanto para manuseio quanto para a manutenção do PICC, devendo esses profissionais serem capazes de identificar precocemente os sinais e sintomas associados às complicações decorrentes do uso desse dispositivo. Nota-se que ações rotineiras da equipe de enfermagem, como higiene das mãos antes e após o manuseio do dispositivo, realização da técnica correta de inserção do cateter, utilização de luvas, identificação com data e troca dos equipos de infusão endovenosa, não reutilização de conectores e extensores e realização de flushing antes e após a administração de medicamentos, e a realização de curativos, possuem grande impacto na redução das IPCS. Ainda nesse interim, destaca-se a utilização de bundles, que consiste em um conjunto de cuidados específicos, que quando utilizados juntos conferem melhorias substanciais na assistência à saúde. Contudo, mesmo com a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento de protocolos e diretrizes, ainda se observa altos índice das IPCS no ambiente neonatal.

Conclusões

Por possuir preparo técnico, capacidade de avaliação e tomada de decisões, as estratégias de cuidado da equipe de enfermagem, quanto ao PICC, são imprescindíveis e visam propiciar a melhora da qualidade da assistência e garantir a segurança do paciente, além de prevenir a infecção, impactando assim na diminuição dos índices IPCS. No entanto, ainda se faz necessário a realização de constantes ações de educação permanente que envolva toda a equipe.

Palavras-chaves

Enfermagem neonatal; Infecção hospitalar; Terapia intensiva neonatal; Infecções relacionadas a cateter.

Referências

Russo NC, Lopes A, Oliveira RAP, Mondelli AL, Corrêa I. O enfermeiro na prevenção de infecção no cateter central de inserção periférica no neonato. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia. 2020;8(2):134-143.

Gomes TC, Sanchez MCO, Chrizostimo MM, Xavier ML, Lima MVR, Souza DF. Os cuidados de enfermagem na prevenção de infecção relacionados ao PICC em unidade neonatal. Saúde Coletiva. 2019;9(48):1404-1415.

Área

Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Autores

Odinéa Maria Amorim Batista, Andressa Maria de Sousa Moura, Mariana de Fatima Barbosa de Alencar