Dados do Trabalho


Título

Mensurar a adesão ao bundle de prevenção de infecção de sitio cirúrgico nos pacientes submetidos a cirurgia cardiovascular.

Introdução

A evolução da cirurgia cardiovascular vem passando por transformações com o avanço das técnicas percutâneas, no entanto a revascularização miocárdica ainda é a operação mais realizada, com uma mudança no perfil dos procedimentos com o maior crescimento da abordagem sobre as valvas cardíacas e das cardiopatias congênitas.
Melhorar o conhecimento técnico científico da equipe interdisciplinar afim de aprimorar a prática assistencial, consecutivamente aumentar a adesão do Bundle de prevenção de sítio cirúrgico, composto por etapas como: adesão ao controle de temperatura, adesão ao controle de glicemia e profilaxia cirúrgica no intraoperatório.
Visando a qualidade e excelência do atendimento para uma boa recuperação do paciente e assim minimizando complicações no intraoperatório

Objetivo

Aumentar a adesão ao bundle intraoperatório na prevenção de infecção de sítio cirúrgico nos pacientes adultos submetidos a cirurgia cardiovascular convencional.

Método

Trata-se de um relato de experiência vinculado ao projeto de melhoria no controle de prevenção de infecção de sitio cirúrgico, nos pacientes, submetidos a cirurgia cardiovascular. Em uma instituição hospitalar privada no estado de São Paulo. No período de janeiro a julho de 2023.
As ferramentas da qualidade Análise de Causas Diagrama de Afinidades e Ishikawa foram utilizadas para levantar as causas.

Discussão e Conclusões

Algumas intervenções foram feitas para melhorar a adesão ao protocolo como intensificar a adesão a higiene das mãos, troca da dosagem da clorexidina para assepsia da pele, treinamento com equipe da higiene e enfermagem, movimento adorno zero, ajustes no controle de glicemia, temperatura no intraoperatório e adesão de profilaxia cirúrgica.

Conclusões

Com as ações tomadas é esperado que se obtenha uma maior adesão ao bandle de infecção cirúrgica ao qual vai ser mensurado pela divulgação de dados epidemiológicos e levantamento ativo de dados nos prontuários referente a utilização do bandle

Palavras-chaves

MELHORIA de Qualidade; INFECÇÃO da Ferida Cirúrgica; PROCEDIMENTOS Cirúrgicos Cardiovasculares

Referências

Princípios e Práticas com Base em Evidências para a Prevenção de Infecções no Sítio Cirúrgico – Joint Comission Internacional 2018
Lisboa, Luiz Augusto F. et al. Evolução da cirurgia cardiovascular no Instituto do Coração: análise de 71.305 operações. Arquivos Brasileiros de Cardiologia [online]. 2010, v. 94, n. 2 [Acessado 7 Agosto 2023], pp. 174-181. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0066-782X2010000200006>. Epub 05 Maio 2010. ISSN 1678-4170. https://doi.org/10.1590/S0066-782X2010000200006.
Pereira, Paulo Eduardo G. Ferramentas utilizadas na gestão da qualidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento [online].2020, v.14, n. 112 [Acessado 7 Agosto 2023], pp. 05-19.Disponível em ISSN: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-de-producao/ferramentas-utilizadas.

Área

Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Autores

Mariangela Belmonte Ribeiro, Mara Lucia Leite Ribeiro, Tiago Rafael da Silveira, Andrea Vieira Martins, Caroline Paola Rocino