Dados do Trabalho


Título

A EXPERIENCIA DO PACIENTE NO CENTRO DO CUIDADO EM UMA SALA DE RECUPERAÇAO POS ANESTESICA

Introdução

A recuperação anestésica acontece no período de pós-operatório imediato, em uma unidade denominada Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), espaço projetado com condições estruturais e assistenciais a fim de proporcionar plena recuperação das funções motoras e sensoriais dos pacientes. São admitidos na SRPA pacientes submetidos a diferentes modalidades anestésicas e cirúrgicas. O tempo de permanência do paciente varia de acordo com a técnica anestésica-cirúrgica e a assistência deve ser prestada individualmente por uma equipe de enfermagem qualificada que atua na prevenção e/ou tratamento das possíveis intercorrências acometidas. A “experiência do paciente” é definida como a soma de todas as interações, moldadas pela cultura de uma organização, que influenciam as percepções do paciente em todo o processo do cuidado. Esse termo tem sido destaque em avaliações relativas à qualidade dos serviços prestados, sendo hoje um importante item na implementação de melhorias (1). Com a avaliação da experiência do paciente é possível ter uma ampla visão da qualidade de assistência em saúde prestada nas instituições (2). As pesquisas de satisfação após a alta hospitalar são ferramentas muito utilizadas para essa análise, que oportuniza ao paciente avaliar sua satisfação do atendimento recebido, expressando suas contribuições com sugestões e elogios (3).

Objetivo

Avaliar a experiência do paciente durante sua permanência na SRPA e identificar quais são os principais fatores que influenciam positivamente ou negativamente na experiência durante a recuperação anestésica.

Método

Trata-se de um estudo quantitativo, cujos dados foram coletados a partir da pesquisa de satisfação: Net Promoter Score (NPS) obtido através da plataforma Hfocus. O questionário é enviado após a alta hospitalar dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos de um hospital privado de grande porte localizado em Porto Alegre. A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro a junho de 2023. Os dados obtidos no NPS são relacionados a todo serviço cirúrgico (Central de Esterilização de Materiais, Centro Cirúrgico e SRPA) e divididos por categorias: atendimento e cortesia; tempo de espera; disponibilidade dos profissionais; infraestrutura; orientações recebidas; procedimento técnico; e limpeza. Com opção de enviar reclamações, sugestões e elogios ao final da pesquisa. Foram incluídas no estudo todas as respostas de reclamações e elogios relacionadas ao atendimento na SRPA, sem distinção de técnicas anestésica-cirúrgicas ou fatores sociais. Foram excluídas do estudo as respostas relacionadas ao atendimento não prestado em SRPA.

Resultados

Foram avaliadas 357 pesquisas de satisfação e identificadas 3 principais categorias de fatores positivos e 3 principais de fatores negativos para a experiência do paciente. Atendimento e cortesia, disponibilidade dos profissionais e infraestrutura foram as categorias dos principais elogios e tempo de espera, orientações recebidas e orientações sobre procedimentos técnicos as categorias das principais reclamações.

Conclusões

O estudo apresentou os principais fatores que alteram a experiência do paciente durante a internação na SRPA, e evidenciou que a qualidade de atendimento e disponibilidade dos profissionais tem alto impacto para um bom NPS. Desse modo, destaca-se a necessidade de treinamento quanto ao atendimento da equipe assistencial e avaliação constante do serviço prestado.

Palavras-chave

Sala de recuperação; Satisfação do paciente; Cuidados de enfermagem.

Referências

(1)Costa DG, Moura GMSS, Pasin SS, Costa FG, Magalhães AMMM. Patient experience in co-production of care: perceptions about patient safety protocols. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3272.

(2)Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e cuidado centrado na pessoa (SOBREXP) [Acesso em 17 Jul 2023]. Disponível em: https://www.sobrexp.com.br

(3)Silva MFVM, Lima MES, Soares MAP, Figueiredo N. Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura. Cad Saúde Colet, 2022; 30(3) 460-470. https://doi.org/10.1590/1414-462X202230030439.

Área

Recuperação Pós-Anestésica

Autores

Karen Regina dos Santos, Paola Moreira Strasburg