Dados do Trabalho


Título

O USO DA ESCALA ELPO EM PACIENTES PERIOPERATORIOS: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

Estudos demonstram que o posicionamento influencia sobremaneira na experiência cirúrgica e pode trazer repercussões negativas ao paciente, tais como: necessidade de reabordagens cirúrgicas, prolongamento do tempo de internação hospitalar, dor musculoesquelética, lesões de pele e em nervos periféricos e a síndrome compartimental, limitações ou incapacidades ao paciente, além de incremento dos custos ao serviço de saúde e as complicações associadas. A utilização de escalas na prática clínica é hoje uma realidade, baseada em evidências; são instrumentos de medida que direcionam o examinador, padronizam condutas já validadas e favorecem um cuidado de qualidade, com continuidade entre as equipes. No contexto intraoperatório, recomenda-se a aplicação da Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (ELPO).

Objetivo

Identificar evidências da utilização da aplicação da ELPO na prática clínica.

Método

Revisão integrativa, com coleta de informações a partir de levantamento bibliográfico em 6 etapas, com os descritores em saúde Enfermagem perioperatória”, “Lesão por pressão”, “Medição de risco”, “Posicionamento do paciente” e seus correspondentes em inglês, aplicados isoladamente, com e sem técnicas de truncagem (aspas) e combinados com os operadores booleanos and ou or, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed, entre os meses de abril a junho de 2022. Para identificação, seleção e inclusão dos artigos científicos no estudo de foi utilizado o método PRISMA.

Resultados

Inicialmente foram encontrados 1284 artigos nas bases de dados, e após exclusões por duplicidade e incoerência com a pergunta de pesquisa foram selecionados 9 artigos para a revisão. Todos os artigos selecionados foram realizados Brasil, e, portanto, no idioma português. Os estudos foram publicados entre 2016 e 2022, sendo 2019 o ano com o maior número de artigos (3 artigos). A ELPO foi evidenciada nas publicações. Há trabalhos confirmando os parâmetros elencados na ELPO com o risco de LPP decorrente do posicionamento, destacando o tempo do procedimento cirúrgico, tipo de anestesia, IMC elevado, comorbidades e acrescentando o sexo como mais um fator de risco. As evidências confirmam que quanto maior o escore da ELPO maior o risco, como também trouxeram à luz o acréscimo de fatores que podem contribuir para o significativo aumento do risco, a saber: o sexo feminino, pacientes idosos e índice de massa corporal (IMC) alterado.

Conclusões

As publicações científicas comprovam que a utilização da ELPO é um passo crucial na prevenção de complicações, com o uso desse tipo de ferramenta, o enfermeiro consegue planejar e implementar soluções efetivas no período intraoperatório, para que o paciente não seja acometido lesões.

Palavras-chaves

Enfermagem perioperatória; Lesão por pressão; Medição de risco; Posicionamento do paciente.

Referências

Oliveira HMBS, Santos AMJF, Madeira MZA, Andrade EMLR, Silva GRF.Avaliação do risco para o desenvolvimento de lesões perioperatórias decorrentes do posicionamento cirúrgico. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40(esp):e20180114. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180

Bezerra MBG, Galvão MCB, Vieira JCM, Lopes MGS, Almeida e Cavalcanti AT, Gomes ET. Fatores associados a lesões de pele decorrentes do período intraoperatório. Revista SOBECC, 24(2), 76–84. (2019). https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201900020005.

Miranda AB, Fogaça AR, Rizzetto M, Cuvello Lopes LC. Posicionamento cirúrgico: cuidados de enfermagem no transoperatório. Revista SOBECC, 21(1), 52–58. (2016). https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201600010008.

Área

Posicionamento Cirúrgico

Autores

Bianka Viturino Nogueira, Natalie Rosa Pires Neves, Claudenice Antônia Aguiar Lima