Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇAO DE UM SISTEMA DE GESTAO INFORMATIZADO NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇAO

Introdução

Introdução: O Centro de material e esterilização CME, é uma das principais áreas de apoio nas instituições de saúde, setor relevante no controle de infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS). Nesse contexto, o CME é responsável pelo processamento de produtos para saúde, que compreende a recepção, limpeza, desinfeção, inspeção, preparo, esterilização, armazenamento e dispensação dos materiais para as unidades consumidoras. Dessa forma, os gestores em busca de melhorias contínuas, recorrem a sistema de informatização (TI) para de rastreabilidade de produtos para saúde e para melhorar a eficiência operacional e controle de usos

Objetivo

Objetivo: Descrever as etapas de planejamento e implantação do sistema de gestão hinno para o centro de material e esterilização. Método: Estudo observacional transversal. Realizado em um centro de material e esterilização de um hospital privado de alta complexidade da cidade de São Paulo, com média de 1500 cirurgias mês, e uma média de processamento mensal de 29 mil pacotes. Esta unidade atende mensalmente três unidades de centro cirúrgico. Estudo realizado entre os meses de outubro de 2022 a julho de 2023.

Método

Método: Estudo observacional transversal. Realizado em um centro de material e esterilização de um hospital privado de alta complexidade da cidade de São Paulo, com média de 1500 cirurgias mês, e uma média de processamento mensal de 29 mil pacotes. Esta unidade atende mensalmente três unidades de centro cirúrgico. Estudo realizado entre os meses de outubro de 2022 a julho de 2023

Resultados

Resultados: O resultado do estudo foi descrever as etapas de planejamento e implantação do sistema de gestão hinno para as unidades de centro de material e esterilização e centro cirúrgico. As equipes envolvidas no planejamento foram, tecnologia da informação (programadores, analistas, técnicos de tecnologia da informação e informática clínica), gestão do centro de material e esterilização (gerente, coordenador, enfermeiro sênior e enfermeiros, técnicos de enfermagem), equipes da empresa hinno.

Conclusões

O Centro de material e esterilização participa do controle de qualidade e gestão dos produtos para saúde, e pode efetivamente melhorar o gerenciamento dos processos e garantir a segurança dos pacientes, por meio de métodos informatizados de controle e rastreabilidades com sistemas de gestão.

Palavras-chave

Informática; Gestão em Saúde; Processamento Automatizado de Dados; Instrumentos Cirúrgicos; Provisão;

Referências

Vargas Rodrigues, A. F., Schneider, D. S. dos S., Silveira, D. T., Trevisan, I., de Camargo, M. D., & Thomé, E. G. da R. (2019). Estrutura informatizada para processos no centro de material e esterilização. Revista SOBECC, 24(2), 107–114. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201900020009
Ying J, Wang H, Ye H, Du C, Mao L. The Supervision and Management Mode of Disinfection Supply Center Improves the Standardization of Sterile Goods Management in Clinical Departments. Comput Math Methods Med. 2022 Feb 15; 2022:6916212. Doi: 10.1155/2022/6916212.
Yang L, Xun Q, Xu J, Hua D. Application of the defect management improvement mode under Joint Commission Internacional standard to improve the instrument cleaning and Disinfection effect and management quality in the central Sterile Supply department: a randomized trial. Ann Transl Med. 2022 Feb;10(3):137. doi: 10.21037/atm-21-6610.

Área

Gestão

Autores

Expedita Rodrigues Rodrigues Ferreira, Anna Carolina Barros Arrais