Dados do Trabalho


Título

Criação e implementação de protocolo de posicionamento cirúrgico para prevenção de lesão por pressão em um hospital de trauma - Relato de Experiência

Introdução

Ao redor do mundo, anualmente, 310 milhões de procedimentos cirúrgicos são realizados e, ainda, o crescimento é significativo a cada ano, estudos descrevem diferentes índices de ocorrência de lesão por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico, 13% nos Estados Unidos e no Brasil variando com 10,1%, 21,7% e 77% em diferentes estudos.
O tema lesão por pressão por posicionamento cirúrgico é uma questão ainda pouco discutida, porém sabe-se que é responsabilidade de toda equipe multiprofissional selecionar os dispositivos a serem utilizados e planejar as intervenções em conjunto, com objetivo de prevenir as lesões por pressão e complicações decorrentes de um mau posicionamento garantindo a segurança do paciente.
O mau posicionamento cirúrgico pode causar sérios danos musculares, nervosos, articulares e tissulares por isso a importância da criação e implementação de um instrumento para normatizar avaliação de prevenção de lesão no intraoperatório, que instrumentalize a equipe com segurança, possibilitando minimizar as consequências de um mau posicionamento, garantindo bom desempenho do procedimento como também para a recuperação pós-cirúrgica do paciente.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo relatar a experiência da criação e implantação de um protocolo de posicionamento cirúrgico a fim de instrumentalizar a equipe para avaliação de risco conforme a escala de avaliação de risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico (ELPO) e instruir boas práticas no posicionamento cirúrgico garantindo a segurança do paciente.

Método

Tratou-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado com os profissionais do Centro Cirúrgico de um Hospital referência em trauma da cidade de Porto Alegre. Fazendo parte de um projeto qualitativo maior relacionado à segurança do paciente e prevenção de lesão por pressão, aprovado pelo CEP da instituição sob parecer CAAE: 41686620.0.0000.5338.
A proposta foi realizada em 3 etapas: treinamento e avaliação do conhecimento dos profissionais sobre a ELPO; capacitação teórico - prática in loco no centro cirúrgico proporcionando simulações realísticas para discussões de casos juntamente com a enfermeira criadora da escala de ELPO.
Após discussões e treinamentos criou-se o instrumento proposto (protocolo de posicionamento cirúrgico); no momento estando em avaliação na prática em busca de possíveis melhorias.

Discussão e Conclusões

Durante o processo de criação e implementação utilizamos das ferramentas de educação (capacitação teórica) e do ambiente do centro cirúrgico, a fim de garantir que as simulações fossem o mais próximo da realidade.
Com isso percebeu-se a imensa necessidade da existência de um protocolo para nortear a equipe e garantir um instrumento de fácil acesso, entendimento e com um embasamento teórico de qualidade justificando os cuidados propostos, bem como as condutas tomadas em sala cirúrgica durante o processo de posicionamento.
O protocolo constituiu-se de: objetivos, indicações,cuidados gerais, diretrizes clínicas, recomendações (estrutura e equipe), monitoramento (rastreio dos pacientes), notificações (como e quando realizar), tipos de posições e cuidados, e nível de evidência teórico sendo ele de 64% em B2, 9% em A, 27% em B3.
Hoje caminha junto a avaliação da implementação mediante indicadores e relatos das equipes e em fase de implementação a busca ativa dos pacientes pós operatórios a fim de identificar possíveis lesões decorrentes do posicionamento e uma maneira de mostrar a efetividade da nossa avaliação, prevenção e cuidado em sala cirúrgica.

Conclusões

Durante todo o processo foi possível conhecer as concepções dos profissionais que atuam no bloco cirúrgico em relação à segurança do paciente no posicionamento, sensibilizamos as equipes para identificar os riscos a que o paciente está exposto no intraoperatório e consideraram importante a presença da enfermeira na sala cirúrgica, para auxílio no posicionamento do paciente e envolvimento da equipe multiprofissional sendo um elo entre a avaliação, correta implementação de cuidados e comunicação com a equipe.
Consolidamos a importância da educação e envolvimento de toda equipe no cuidado do paciente em sala cirúrgica a fim de evitar eventos adversos e danos evitáveis
Hoje com protocolo já instituído, estamos em fase de implementação de busca ativa e rastreio de pacientes pós operatório para posterior análises e avalição dos processos realizados.

Palavras-chaves

segurança do paciente, enfermagem perioperatória, lesão por pressão, posicionamento cirúrgico

Referências

RIBEIRO BASSO, G. M. .; NATALINA MAZOCHI, M. .; REDA DA SILVA, E. Proposta de implantação da escala de avaliação de risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico (ELPO) - relato de experiência. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n. 32, p. 340–351, 2020. DOI: 10.24276/rrecien2020.10.32.340-351. Disponível em: http://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/339. Acesso em: 7 ago. 2023.

Trevilato DD, Costa MR da, Magalhães AMM de, Caregnato RCA. Nurses’ conceptions egarding patient safety during surgical positioning. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2022;43:e20210045. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210045.en

Lopes, C. M. de M., Haas, V. J., Dantas, R. A. S., Oliveira, C. G. de ., & Galvão, C. M.. (2016). Assessment scale of risk for surgical positioning injuries. Revista Latino-americana De Enfermagem, 24, e2704. https://doi.org/10.1590/1518-8345.0644.2704

Buso, F. D. dos S., Ferreira, M. B. G., Felix, M. M. dos S., Galvão, C. M., Barichello, E., & Barbosa, M. H.. (2021). Lesão por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico e fatores associados. Acta Paulista De Enfermagem, 34, eAPE00642. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO00642

Peixoto, C. de A., Ferreira, M. B. G., Felix, M. M. dos S., Pires, P. da S., Barichello, E., & Barbosa, M. H.. (2019). Risk assessment for perioperative pressure injuries. Revista Latino-americana De Enfermagem, 27, e3117. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2677-3117

Nascimento, F. C. L. do ., & Rodrigues, M. C. S.. (2020). Risk for surgical positioning injuries: scale validation in a rehabilitation hospital. Revista Latino-americana De Enfermagem, 28, e3261. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2912.3261

Aplicativo escala de ELPO;

Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC. Práticas recomendadas da SOBECC. 8°. ed. São Paulo: SOBECC; 2021

Área

Posicionamento Cirúrgico

Autores

Andressa Faoro da Silva, Fernanda Silva dos Santos, Stefani Rodrigues Caloni Oliveira, Júlia Treib, Renata Machado Brasil