Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE CIRURGIAS REALIZADAS EM HOSPITAL PUBLICO DE GOIAS

Introdução

As cirurgias podem ser classificadas de acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB) em baixa, média e alta complexidade. Outra classificação utilizada é através do tempo do procedimento, que pode ser definida em Porte I - cirurgias de 0 a 2 horas, Porte II - cirurgias de 2 a 4 horas de duração, Porte III - cirurgias de 4 a 6 horas e Porte IV - tempo de duração superior a 6 horas. O conhecimento do perfil de cirurgias de um hospital, permite a tomada de decisões estratégicas visando o aperfeiçoamento da qualidade de atenção.

Objetivo

Identificar o perfil e o tempo dos procedimentos cirúrgicos realizados em um hospital público de reabilitação e readaptação de Goiás.

Método

Foram analisadas as cirurgias realizadas do período de jan a dez de 2022. dados foram extraídos por meio de relatórios do prontuário eletrônico e planilha de excel, mensuradas as cirurgias por complexidade conforme Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS e porte cirúrgico, e também os tempos envolvidos nos processos, divididos três etapas: 1 - Tempo Cirúrgico que considera a entrada do paciente na sala até a saída do cirurgião de campo. 2 - Tempo de Uso da Sala Operatória o tempo da entrada do paciente na sala até a saída e 3 - Tempo Total de Uso da Sala Operatória da entrada do paciente na sala até a finalização da limpeza.

Resultados

Foram evidenciadas 6.507 cirurgias, sendo 83% dos procedimentos de Média Complexidade e 17% de Alta Complexidade. O Porte I foi o de maior predominância 86%, em seguida Porte II 11%, Porte III 2% e Porte IV 1%. A média dos tempos foram: Cirurgias de média complexidade - Tempo Cirúrgico 57 min., o Uso da Sala foi de 118 min. e o Tempo Total de Ocupação foi de 142 min. Para a Alta Complexidade - Tempo Cirúrgico 106 min., 200 min Uso da Sala e 226 min para o Tempo Total de Ocupação. Para o Porte I - Tempo Cirúrgico 45 min., Uso da Sala 106 min., e o Tempo Total de Ocupação foi de 130 min. O Porte II - Tempo Cirúrgico de 167 min., o Uso da Sala foi de 257 min. e o Tempo Total de Ocupação de 285 minutos. O Porte III observamos o Tempo Cirúrgico de 288 minutos, Tempo de Uso da Sala de 396 min. e o Tempo Total do Uso da Sala foi de 429 min., e por fim o Porte IV apresentando o Tempo Cirúrgico de 384 min., Tempo de Uso da Sala de 475 min, e o Tempo Total do Uso da Sala 509 min.

Conclusões

Os resultados deste estudo servirão como base para a elaboração da capacidade instalada do centro cirúrgico, subsidiar discussões relacionadas ao desempenho das equipes, além possíveis ações para otimização dos tempos e eficiência do Centro Cirúrgico

Palavras-chave

Duração da cirurgia, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios e Centros Cirúrgicos.

Referências

Costa Jr, A, S. Avaliação dos tempos operatórios das múltiplas especialidades cirúrgicas de um hospital universitário público. Einstein. 2017;15(2):200-5.
Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS/ Conselho Nacional de secretários de Saúde – Brasília: CONASS, 2007. 248 P. (Coleção Progestores – Para Entender a Gestão do SUS. 248 Páginas.
Ministério da Saúde Portaria SAS/MS nº 224, de 13 de junho de 2003. Determina Sobre os Procedimentos da Tabela SAI/SUS. Brasília: Ministério as Saúde – 2003.
SIGTAP - Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS. http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp

Área

Outros

Autores

Gabriela Munilla Patriarca, Eduardo Vilela, Wanessa Silveira Barcelos , Rhaisa Ghannam Macedo, Ciro Bruno Silveira Costa, Valney Luiz Rocha