Dados do Trabalho


Título

O CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇAO PROMOVENDO SAUDE NA ESCOLA ATRAVES DA SUSTENTABILIDADE

Introdução

Saúde e meio ambiente são temas interdependentes especialmente pela influência do ecossistema no bem-estar humano. Nas últimas décadas, o incremento da degradação ambiental tem fomentado a busca de alternativas sustentáveis nos diversos âmbitos da sociedade, inclusive nos setores da saúde e da educação, tendo se ponto de partida na educação básica.

Objetivo

Refletir sobre alternativas sustentáveis para o Centro de Material e Esterilização (CME) e a promoção da saúde na escola.

Método

Trata-se de um estudo teórico reflexivo construído a partir do pensamento crítico, sustentado por ideias de outros estudiosos do tema, acessadas mediante levantamento bibliográfico científico nacional e internacional realizado no período de abril a junho de 2022.

Resultados

Os resultados basearam-se em três eixos temáticos. O primeiro eixo discorre sobre práticas sustentáveis desenvolvidas no CME, ressaltando a urgência do tema no cenário global e nas instituições de saúde; o segundo, a relação saúde/meio ambiente nas políticas públicas afins à educação básica; e o terceiro, a modelagem didática como estratégia do CME na promoção da saúde na escola.

Conclusões

São inúmeras as possibilidades de ações sustentáveis no CME como ajuste no consumo de água, uso racional de produtos químicos, embalagens adequadas e ajustadas aos tamanhos dos produtos e novas possibilidades de destino de resíduos gerados. Entende-se, contudo, que novas possibilidades possam ser idealizadas e que a aproximação do CME com a educação básica por meio da confecção de modelos didáticos numa perspectiva sustentável pode ser uma proposta que amplie a visibilidade do CME enquanto setor de grande relevância no contexto da saúde e cuidado indireto ao paciente, além de suscitar a reflexão profissionais de saúde quanto a uma alternativa sustentável inovadora para o CME.

Palavras-chave

Esterilização; Promoção da saúde; Educação em saúde

Referências

Nogueira DNG, Santos GA, Cardelli AAM, Castilho V. Resíduos de serviços de saúde: perfil e análise de custos em um centro cirúrgico. Rev SOBECC [Internet]. 2020 [cited 2022 nov 15]; 25(3):151-8. Available from: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202000030005

Organização das Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável; 2015 [cited 2022 Nov 19]. Available from: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf

United Nations Environment Programme. VI Panorama Global do Meio Ambiente (GEO-6). UN; 2019 [cited 2022 Set 13]. Available from: https://www.unep.org/pt-br/resources/geo-6-para-jovens

Área

Sustentabilidade

Autores

Glaice Kelly Dias Barbosa, Crystiane Ribas Batista Ribeiro, Gisele Massante Peixoto Tracera, Thalita Gomes do Carmo