Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADES LÚDICAS SOBRE A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) trazem diversos riscos à saúde dos pacientes dos serviços hospitalares, além daqueles à saúde dos profissionais ali presentes. Sendo assim, torna-se necessário o desenvolvimento de atividades com foco na educação em saúde nas unidades hospitalares e serviços de saúde, que pode ser realizada por meio da extensão universitária.

Objetivo

Relatar a experiência dos membros do projeto de extensão “Mãos Seguras”, em relação às atividades desenvolvidas em serviços de saúde, que abordaram a temática sobre higienização das mãos dos profissionais, colaboradores e usuários dos serviços de saúde.

Método

Relatar a experiência dos membros do projeto de extensão “Mãos Seguras”, em relação às atividades desenvolvidas em serviços de saúde, que abordaram a temática sobre higienização das mãos dos profissionais, colaboradores e usuários dos serviços de saúde.

Discussão e Conclusões

As atividades do projeto “Mãos Seguras”, contemplaram palestras sobre a forma correta de HM com água e sabão e álcool em gel, dinâmica utilizando uma caixa da “verdade” e a realização de roda de conversa sobre as práticas de HM na instituição, e contou com a participação de 25 discentes e 5 docentes, e também com 1 colaborador. As ações do projeto de extensão foram baseados em aspectos teóricos e práticos sobre a importância da HM, os principais agravos que a inadequada HM pode acarretar, e demonstração da técnica correta. Em um primeiro momento foram realizadas reuniões para alinhamento das estratégias a serem realizadas no projeto e confecção de materiais lúdicos para as palestras. Nas instituições, foi utilizada a caixa da “verdade” que é constituída em material de madeira com uma luz negra em seu interior; em que se simula a HM das mãos dos participantes com solução de álcool em gel embebido com marcador colorido, e verifica-se a correta higienização da mãos colocando elas dentro da caixa, assim a luz fluorescente destaca as áreas menos higienizadas, certificando que a técnica utilizada pelo indivíduo não foi eficaz. Ainda foram realizadas apresentações audiovisuais com a temática da técnica correta da HM; e elaboração de um mural com uma árvore das mãos carimbadas pelos participantes com tinta guache verde, após disposta em todos os locais em que ocorreu a ação como simbolização e memorização.

Conclusões

Em síntese, a interação entre acadêmicos e profissionais foi de extrema importância, pois permitiu a socialização do conhecimento com o vínculo da comunidade acadêmica e propagação de aprendizado sobre a temática, favorecendo a troca de experiências, integração e bom desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, conclui-se que o projeto reforçou a atenção às medidas de segurança em relação às infecções relacionadas à assistência em saúde, além de desmistificar alguns conceitos errôneos e sanar as dúvidas existentes dos profissionais, ademais, é necessário que os profissionais relembrem as medidas preventivas, evitando danos e agravos a sua saúde de todos.

Palavras-chaves

Educação em saúde. Enfermagem. Segurança do paciente.

Referências

1. WHO. World Health Organization. World Alliance for Patient Safety: forward programme 2006-2007. Geneva (Suiça): WHO; 2006.
2. Brasil, Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada -RDC n° 36, de 25 de julho de 2013. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, Seção 1, 36p.
3. Organização Pan-Americana da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual para observadores: estratégia multimodal da OMS para a melhoria da higienização das mãos. Organização Mundial da Saúde; tradução de Sátia Marine – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária., 2008. 58 p.

Área

Segurança do paciente

Autores

Eduarda Couto Gouvea, Kamilla Vilela Araujo, Lívia Cristina Resende Izidoro, Pamela Manoela Freitas Silva, Berendina Elsina Bouwman