Dados do Trabalho


Título

AÇOES DE PRATICAS AVANÇADAS ATRIBUIDAS AO ENFERMEIRO NO CONTEXTO PERIOPERATORIO: ANALISE DOCUMENTAL

Introdução

Estima-se que cinco bilhões de pessoas não contam com cuidados perioperatórios acessíveis e seguros, apresentando um déficit de 143 milhões de procedimentos cirúrgicos adicionais a cada ano para salvar vidas e prevenir incapacidades(1). Desse modo, o acesso e a cobertura universal aos serviços cirúrgicos se configuram como um grande desafio de saúde pública mundial. O olhar de enfermeiros perioperatórios, que almejam aprimorar a força laboral na incorporação de estratégias que incorporem a cirurgia como uma parte indivisível e indispensável nos sistemas de saúde, oferece uma sensação promissora de minimizar essa desigualdade cirúrgica. Em paralelo, emerge a Prática Avançada de Enfermagem, sem claras definições e incipientes produções científicas no campo da enfermagem perioperatória.

Objetivo

Identificar as ações de práticas avançadas atribuídas ao enfermeiro no contexto perioperatório.

Método

Abordagem de caráter exploratório-descritivo aplicado à análise documental. Configura-se em um recorte de dissertação. A coleta foi realizada entre meados de junho e julho de 2023, procedeu-se à busca de documentos norteadores na estruturação no escopo de práticas avançadas atribuídas ao enfermeiro no perioperatório. A análise dos dados contou com diversos tipos de registros nacionais e internacionais provenientes de sociedades especialistas, órgãos governamentais, instituições de ensino e entidades de classe profissional.

Resultados

Foram encontrados um total de 57 arquivos, os quais contemplavam em sua maioria relatórios, manuais, ementas de programas educacionais, diretrizes de prática, declarações de consenso, certificações de registro profissional, normas técnicas, planejamentos estratégicos, resoluções e legislações. Entretanto, apenas oito documentos retratavam ações específicas de enfermagem perioperatória. Destacando-se os modelos americanos, ingleses, canadenses e australianos, na qual trazem de forma geral o enfermeiro de prática avançada no perioperatório como o profissional autorizado pelos órgãos reguladores na formulação de decisões clínica-cirúrgicas na gestão do cuidado de doenças agudas e crônicas, referente aos problemas reais e potenciais de saúde na perspectiva de realizar quaisquer procedimentos invasivos ou operatórios(2,3). Este profissional avalia, diagnostica e prescreve diversas modalidades terapêuticas, entre elas farmacológicas e não farmacológicas(2,3). As funções enfatizadas foram a criação de guidelines, educação continuada, liderança, auditoria dos processos e indicadores, planejamento terapêutico interprofissional, avaliação clínica individualizada e sistematizada, consulta pré e pós-operatória, educação em saúde ao paciente e família, cuidados no internamento, gestão do cuidado em sala de recuperação-anestésica, preparação para alta e acompanhamento pós-alta(2,3). Englobam ainda a atuação no aprimoramento em práticas anestésicas em cirurgias de médio e pequeno porte, com ênfase em cirurgia ambulatorial e de emergência, primeiro assistente em cirurgia, alta performance no manejo robótico, intervenções múltiplas em sala operatória e recuperação anestésica, educação, consultoria e pesquisa(2,3). Ainda que as habilidades necessárias aos enfermeiros muitas vezes já existam ou estejam sendo desenvolvidas, não são valorizadas ao encontrar empecilhos para sua prática, bem como não foram identificadas ou atribuídas a uma mesma função. É imperativo propiciar um ambiente favorável para endossar esta capacidade, isto é, articular através das organizações governamentais e lideranças ações multifacetadas, na qual destaca-se a cooperação internacional. Ao viabilizar o intercâmbio de experiências, pesquisas e parcerias, de modo a incentivar movimentos políticos que levem a regulamentação, educação e implementação.

Conclusões

Os resultados reforçam a importância de se minimizar o distanciamento em relação ao que tem sido feito e incentivar o que pode ser feito no desenvolvimento da enfermagem perioperatória em práticas avançadas.

Palavras-chave

Práticas Avançadas de Enfermagem; Enfermagem Perioperatória; Assistência Perioperatória.

Referências

Meara JG, Leather AJ, Hagander L, Alkire BC, Alonso N, Ameh EA, Bickler SW, Conteh L, Dare AJ, Davies J, Mérisier ED. Global Surgery 2030: evidence and solutions for achieving health, welfare, and economic development. The lancet. 2015 Aug 8;386(9993):569-624. doi: http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(15)60160-X

AORN. Position Statement on Advanced Practice Registered Nurses in the Perioperative Environment. AORN J. 2020;112:388-390. doi: https://doi-org.ez67.periodicos.capes.gov.br/10.1002/aorn.13182

Radford, M A Framework for Perioperative Advanced Practice. British Journal of Perioperative Nursing. 2000; 10(1): 50–54.

Área

Outros

Autores

Samia Hussein Barakat, Elaine Barros Ferreira, Renata Cristina de Campos Pereira Silveira