Dados do Trabalho


Título

Atuação da equipe de enfermagem e a taxa de sucesso na cirurgia robótica

Introdução

A cirurgia robótica foi implementada no Brasil em 2008. A tecnologia, hoje é vista como a revolução da cirurgia laparoscópica e requer cuidados assistenciais dedicados com o paciente durante o período perioperatório pela equipe de enfermagem. Fica evidente a importância da atualização dos enfermeiros para se tornarem capazes e sincronizados com as novas exigências do mercado de trabalho.

Objetivo

Compartilhar a assistência da enfermagem perioperatória na linha de cuidado do paciente submetido à cirurgia robótica.

Método

Trata-se de um relato de experiência de um hospital privado de grande porte no interior do estado de São Paulo. A equipe de enfermagem deste hospital atualmente é dívida em três plantões, sendo manhã, tarde e noite. Cada equipe conta com um enfermeiro dedicado, um instrumentador próprio e dois circulantes (técnicos de enfermagem). O enfermeiro da robótica dedicado acompanha todos os processos da cirurgia robótica e está envolvido em toda montagem da sala de acordo com cada tipo de cirurgia, é responsável pelo preparo e manuseio do robô, pelo controle de utilização das pinças robóticas, pelo dimensionamento e direcionamento da equipe em sala cirúrgica com divisão de tarefas assistenciais da equipe. Os cuidados de enfermagem são intensos, atrelados à preservação cutânea devido ao posicionamento e tempo cirúrgico, comorbidades, especificidades/ riscos atrelados à tecnologia, a proteção de todos os cabos de monitorização (como cardioscópio, oxímetro e equipos que estiverem em contato com a pele do paciente); o uso das faixas de segurança com espuma do tipo “caixa de ovo” para risco de queda; coxins de gel e viscoelástico que serão utilizados dependendo do tipo de cirurgia variando conforme posicionamento. Quanto à normotermia, o uso de manta térmica associado ao controle da infusão de fluidos aquecidos e o controle de exposição das superfícies corpóreas e temperatura da sala são outros cuidados que a enfermagem atua diretamente. Quanto as medidas
de prevenção de trombose durante as cirurgias robóticas, todos os pacientes utilizam de meias de média compressão durante o procedimento e o uso de botas pneumáticas durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica.

Discussão e Conclusões

Todos os cuidados de enfermagem e atuação do enfermeiro estabelecidos em protocolos padronizam a assistência garantindo mais qualidade e segurança atrelada aos indicadores de sucesso das cirurgias robóticas e eficiência operacional.

Conclusões

Conseguimos evidenciar os resultados no indicador de taxa de sucesso de cirurgias robóticas e na satisfação do paciente medida através do Net Promoter Score (NPS) e das ouvidorias relatando a agradável experiência e atendimento de excelência.

Palavras-chaves

robótica, enfermagem perioperatória, desenvolvimento tecnológico

Referências

Martins RC, Trevilato DD, Jost MT, Caregnato RCA. Nursing performance in robotic surgeries: integrative review. Revista Brasileira de Enfermagem. 2019. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0426.

Pinto EV, Lunardi LS, Treviso P, Botene DZ de A. Atuação do enfermeiro na cirurgia robótica: desafios e perspectivas. Rev SOBECC [Internet]. 1º de abril de 2018 [citado 3º de agosto de 2023];23(1):43-51. Disponível em:
https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/378.

Área

Robótica

Autores

Juliana Bueno Sabino, Bianca Rafaela Luiz, Luiza Rojic, Adriana Cristina Mota Furlan