Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DA ESCALA ELPO EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA GERAL EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Introdução

A cirurgia geral engloba procedimentos realizados no aparelho digestivo, parede abdominal e na cabeça e pescoço, o que demanda diferentes tipos de posicionamentos cirúrgicos para atender cada uma das especificidades necessárias durante a operação. Nesse contexto, um posicionamento adequado é uma medida fundamental para minimizar o risco de desenvolvimento de lesões. Portanto, a Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (ELPO), por ser um instrumento que permite a avaliação deste risco, possibilita uma ação preventiva e uma melhor qualidade assistencial.

Objetivo

O estudo tem como objetivo aplicar a ELPO para avaliar o risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias gerais eletivas.

Método

Trata-se de um estudo observacional, analítico com abordagem quantitativa, realizado no período pré-operatório imediato e intraoperatório, no centro cirúrgico de um Hospital Universitário. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa Local, sob o parecer 4.138.113, respeitando a resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados

A amostra foi composta por 13 pacientes adultos, com prevalência do gênero feminino entre 40 e 59 anos de idade, sendo HAS e DM as comorbidades mais presentes. Em relação ao tempo de cirurgia, a maioria teve duração de 2 a 4 horas e o tipo de anestesia foi a geral. Em todos os procedimentos cirúrgicos analisados a superfície de suporte utilizada foi o colchão da mesa cirúrgica de espuma e coxins feitos de campos de algodão. Em relação aos escores obtidos, a maioria se enquadra como baixo risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico, porém parte considerável da amostra apresentou alto risco.

Conclusões

O desenvolvimento desta pesquisa possibilitou a aplicação da ELPO, identificação dos escores obtidos, classificação e avaliação do risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico a pacientes submetidos a cirurgias gerais eletivas em um hospital universitário, além da caracterização da amostra segundo dados sociodemográficos, clínicos e cirúrgicos. A escala ELPO é um instrumento útil e válido no processo de trabalho da enfermagem perioperatória, porém é necessário que seu conhecimento seja mais propagado no âmbito acadêmico, que os profissionais atuantes sejam capacitados para sua utilização e haja realização de mais pesquisas acerca do tema.

Palavras-chave

Enfermagem Perioperatória. Posicionamento do Paciente. Cirurgia Geral.

Referências

Salvalaggio PRO. O Que A Cirurgia Geral Engloba? [Clínica Hepatogastro]. 2021 [Atualizado em 2 Ago. 2023; Acesso em 7 Ago. 2023]. Disponível em: https://hepatogastro.com.br/especialidades/o-que-a-cirurgia-geral-engloba-blog-hepatogastro/.

Lopes CMM. Escala de avaliação de risco para o desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico: construção e validação [tese doutorado]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2013. 130 p. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21052014-184456/publico/CamilaMendoncadeMoraesLopes.pdf.

Andrade CHS, Silva DPM da, Andrade CCS. As conquistas e desafios da enfermagem diante da utilização da escala de ELPO. Revista Artigos [Internet]. 7 Ago. 2021 [citado em 7 Ago. 2023]; 30:e8487. Disponível em:https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/8487

Área

Posicionamento Cirúrgico

Autores

Breno Silva Santos, Joseana Thais Pereira Alves, Matheus Medeiros Oliveira, Zander Júnior Bento Morais, Ana Clara Fontes França, Iara Alves Cortes Lima, Suênia Silva Mesquita Xavier