Dados do Trabalho


Título

O catálogo de serviço como ferramenta qualidade do processo da Central de Material e Esterilização

Introdução

A busca pela qualidade e efetividade de processos hospitalares está voltada à estruturação, revisão e criação de metodologias que visam levar à alta performance de um setor/equipe¹. Um dos setores de destaque dentro de um hospital é a Central de Material e Esterilização, responsável por processar todos os produtos para a assistência ao paciente, por isso, seu trabalho está intimamente interligado com a segurança do mesmo, sendo necessário que o setor esteja em busca de melhorias contínuas de suas atividades, diminuindo os riscos aos usuários de seu produto². Uma forma de apoiar o aperfeiçoamento de desempenho dos CME, seria a construção de um catálogo de serviço contendo diagramas de escopo de processos, que é uma ferramenta completa que visa identificar, conhecer e documentar processos, realizando uma interfase entre processos, pessoas e tecnologias, visando a entrega do melhor serviço ao cliente³. Neste sentido, torna-se importante a realização de trabalhos que demonstrem a importância do catálogo de serviço na organização dos processos da CME.

Objetivo

Demonstrar a importância da construção e implementação do catálogo de serviço no CME como ferramenta para apoiar a melhoria da qualidade dos processos realizados.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que visa descrever a criação, implementação e obtenção de indicadores por meio do catálogo de serviços da CME de um hospital privado de Natal/RN. Toda a ação de construção, validação e implementação aconteceram entre os meses de janeiro de 2022 a abril de 2022, já os indicadores e os processos estabelecidos são dos meses de maio de 2022 a julho de 2023.

Discussão e Conclusões

Após a implementação do mesmo, observou-se a otimização do fluxo de trabalho, construindo uma dinâmica segura no processo, corroborando com o exposto em literatura³. Além disso, toda a equipe da CME passou a compreender todas as etapas as quais são atribuídos, pois o instrumento possui o resumo das três principais etapas que compõem o setor, melhorando o seu desempenho e corroborando para a segurança do paciente². Em relação à alta gestão, notou-se que o catálogo de serviço pode ser utilizado para a apresentação do processo, além de identificar os produtos e fornecedores responsáveis por garantir a eficácia do processo, facilitando o diálogo e o entendimento sobre a necessidade de produtos específicos. Ainda assim, a construção desta ferramenta proporcionou um trabalho multiprofissional entre o CME e o setor de qualidade do hospital, visando promover uma assistência segura ao paciente.

Conclusões

O catálogo de serviço caracteriza-se como uma ferramenta indispensável no processo da CME, sendo responsável por facilitar o trabalho da equipe e o entendimento da mesma e de terceiros sobre o real papel do setor. Além disso, estabelece os indicadores que são importantes para o acompanhamento das atividades, contribuindo para a melhoria contínua.

Palavras-chaves

FLUXO de trabalho; CONTROLE da qualidade; QUALIDADE da assistência à saúde.

Referências

1 Bonato, V L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde, São Paulo: 2011;35(5):319-331.
2 Fusco S de FB, Spiri WC. Analysis of quality indicators of central sterile supply departments at accredited public hospitals. Texto contexto - enferm [Internet]. 2014Apr;23(2):426–33. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072014001570013
3 Taconi, L H; Barros, R M; Zarpelão, B B. GAIA Catálogo de Serviços de TI: Um Framework para Construção de Catálogos de Serviços de TI. Revista de Sistemas de Informação da FSMA n. 14 (2014) pp. 11-25.

Área

Gestão

Autores

Maria A F D Araujo, Ruth M F F Lopes, Alexandre A M Bacurau, Luisa A P Aquino, Wanesca C Pereira, Jemima R R Medeiros, Nathalia L S Oliveira