Dados do Trabalho


Título

A PRESENÇA FAMILIAR NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO PACIENTE NA SALA DE RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A importância da família no processo de recuperação do paciente na Sala de Recuperação Pós-anestésica (SRPA) é um aspecto muitas vezes subestimado, mas extremamente relevante para o bem-estar geral e a recuperação bem-sucedida do paciente após um procedimento cirúrgico. A presença e o apoio da família durante esse período crítico podem desempenhar um papel significativo na redução do estresse e na promoção de uma recuperação mais rápida e eficaz.

Objetivo

Descrever como ocorre o processo de inserção da família durante o período do pós-operatório imediato dentro da Sala de Recuperação Pós-anestésica.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de uma
equipe de enfermagem atuante em uma clínica de cirurgia plástica particular localizada na região amazônica.

Discussão e Conclusões

Dentro da clínica em questão o protocolo institucional permite que o acompanhante/família do cliente se insira dentro do planejamento da assistência desde quando os mesmos são redirecionados ao apartamento. Após realizada a admissão e triagem do paciente, o acompanhante recebe as primeiras orientações de enfermagem e informações sobre o procedimento a ser realizado. Em seguida, o enfermeiro informa que caso o acompanhante queira, ele pode permanecer na SRPA para acompanhar o reestabelecimento do paciente logo após a cirurgia. A estrutura física da SRPA possui boxes individuais que abrigam confortavelmente o paciente e o acompanhante até o momento da alta pelo anestesiologista. Desde quando esse protocolo foi iniciado em 2020, a equipe de enfermagem percebeu que o acompanhante dentro da SRPA acalma o paciente, proporcionando conforto e tranquilidade ao paciente, reduzindo a ansiedade e o medo pós-operatório. Além disso, a família atua como um elo de comunicação entre a equipe de enfermagem e o paciente, especialmente quando este ainda está se recuperando da anestesia, assim como em relação aos cuidados pós-operatórios necessários e as instruções da equipe multiprofissional.

Conclusões

a família desempenha um papel vital no processo de recuperação do paciente na sala de recuperação anestésica,
fornecendo apoio emocional, comunicação eficaz, suporte prático, adesão ao tratamento e bem-estar psicológico. A colaboração entre a equipe de enfermagem, médica e a família é fundamental para garantir que o paciente tenha a melhor chance possível de uma recuperação tranquila e bem-sucedida após a cirurgia.

Palavras-chaves

Segurança do Paciente; Enfermagem em Pós-Anestésico; Humanização; Cuidados de Enfermagem.

Referências

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e
Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem
cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 7ª ed. São Paulo:
SOBECC/Barueri: Manole; 2017.
Jost MT, Viegas K, Caregnato RCA. Sistematização da assistência de enfermagem
perioperatória na segurança do paciente: revisão integrativa. Rev SOBECC.
2018;23(4):218-25. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800040009
Bernardes LH, Quintilio MSV. Humanização da enfermagem em centro cirúrgico: A
importância do enfermeiro. Revista JRG De Estudos Acadêmicos, 2021, 4(8), 115-126.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4612936.

Área

Recuperação Pós-Anestésica

Autores

MARILDA DA COSTA MIRANDA , AMANDA LOYSE DA COSTA MIRANDA, CRISTIANE DOS SANTOS SILVA, ÉLEN GABRIELA SALES COSTA, ROSINELLE JANAYNA COÊLHO CALDAS , KAMILY PATRÍCIA SOUSA CARDOSO, LÍDIA DO SOCORRO DE SOUZA CARDOSO DA SILVA