Dados do Trabalho


Título

A importância da realização do mapeamento de processos e riscos no setor de centro cirúrgico.

Introdução

O Centro Cirúrgico é um setor complexo que tem como seu resultado realizar cirurgia com segurança e otimização dos recursos disponíveis no tempo definido. O setor da qualidade do hospital elaborou uma ferramenta que une o mapeamento de processos e riscos facilitando a demonstração das atividades, formas de prevenção, controle e tratamento dos riscos e perigos identificados durante o mapeamento.

Objetivo

Demonstrar a eficácia da ferramenta para a identificação dos perigos e riscos proporcionando o gerenciamento em busca da mitigação dos riscos.

Método

A construção do mapeamento foi realizada com a equipe da qualidade e o Coordenador de Enfermagem e enfermeira referência do Centro Cirúrgico, imputando dados em cada etapa do formulário. As colunas existentes são: etapas do processo, atividade executada, perigos/riscos identificados relacionados as atividades, inserção das notificações de incidentes e não conformidades recebidas e enviadas pelo centro cirúrgico relacionadas a aquele perigo/riscos, o responsável por gerenciar a atividade, o método de prevenção e documentos descritos, indicadores e controles relacionados e se o risco ou perigo acontecer qual a tratativa a ser realizada em imediato

Discussão e Conclusões

Conseguimos identificar os perigos e riscos com maior potencial de frequência e gravidade, analisar a eficácia das barreiras antes utilizadas, definindo novas formas de prevenção e controle. Os maiores riscos identificados foram nas etapas de Agendamento Cirúrgico e na etapa de Organização da Estrutura materiais e equipamentos. Exemplo de riscos identificados como Graves na etapa de Agendamento Cirúrgico foi a Falha na coleta de informações relacionado a materiais, hemocomponentes, comorbidades, alergias, tempo cirúrgico, necessidade de reserva de UTI e identificação do paciente/agendamento cirúrgico, já na etapa de Organização da Estrutura para a cirurgia encontramos maior gravidade no perigo/risco de Falha/ Falta de materiais ( OPME e suprimentos) e equipamentos / Estrutura/ Enxoval/ Higiene.
Diante do Resultado foram identificadas as formas de prevenção para que possamos mitigar a incidência de falhas que possam levar a ocorrência do perigo identificado.

Conclusões

O Mapeamento foi absolutamente necessário, para que todos da equipe do Centro Cirúrgico, pudessem trabalhar na identificação das atividades com maior grau de gravidade e entendendo o objetivo dos controles e barreiras instituídos.

Palavras-chaves

ANÁLISE de Perigos e Pontos Críticos; GESTÃO de Perigos; GERENCIAMENTO de Segurança.

Referências

FELDMAN,LilianeB.GestãodeRiscoeSegurançaHospitalar.Martinari:SãoPaulo,2009.
WARCHER,RobertM.CompreendendoaSegurançadoPaciente.ARTMED:PortoAlegre,2010.

Área

Segurança do paciente

Autores

Clodoaldo Jardim Vieira, Damiana Santana de Freitas, Edvalda Lina dos Santos Ferreira, Tatiana de Lima Romão, Mariane Rizzetto Coelho Paura, Suellen Dias Lacerda Costa, Erika Fernanda de Brito Varandas