Dados do Trabalho


Título

Gerenciamento eletrônico dos indicadores do Centro Cirúrgico

Introdução

O Hospital implantou o setor da Qualidade no ano de 2019, nesse momento ocorreu a implantação do gerenciamento através de indicadores. Os Indicadores são ferramentas de gestão utilizadas para medir e avaliar o desempenho de seus processos e gerenciá-los, visando à conquista das metas e objetivos. O Centro Cirúrgico é um setor complexo que tem como seu resultado realizar cirurgia com segurança e otimização dos recursos disponíveis no tempo definido, sem a utilização de indicadores a gestão se torna impraticável.

Objetivo

Realizar o gerenciamento eletrônico de indicadores, proporcionando conhecimento dos dados de produção, avaliação do desempenho do processo e de resultado gerando de melhorias dentro do Centro Cirúrgico.

Método

No ano de 2019, durante o mapeamento de processos do Centro Cirúrgico, junto a Coordenação de enfermagem e médica do setor, foram definidos os indicadores a serem gerenciados. No final do ano de 2019 foi adquirido pelo hospital o sistema informatizado o INTERACT para inserção destes indicadores, em paralelo foram construídos relatórios dentro do sistema eletrônico de prontuários o Tasy, e em junção com o BI Weknow. Os indicadores construídos no sistema, são alimentados pelo gestor, através dos relatórios personalizados, o gestor insere os dados, o próprio sistema gera o indicador e em seguida são inseridas no mesmo ambiente as análises críticas sobre o resultado obtido. Todos do hospital possuem acesso aos indicadores das demais áreas, e são disponibilizados dentro dos setores para o acompanhamento de toda a equipe, proporcionando uma Gestão á Vista destes resultados.

Discussão e Conclusões

Realizamos uma análise dos requisitos necessários para composição dos indicadores e levantamento da fonte utilizada para obtenção dos dados. Após este levantamento, a qualidade em parceria com a tecnologia da informação, para a criação de relatórios personalizados. Através da construção de relatórios, foi possível a inserção gradual de indicadores no hospital, saindo de 0 indicadores em 2018, para um salto de 23 indicadores em 2023. Os Indicadores acompanhados No Centro Cirúrgico são: Número de Cirurgias, % Cirurgias Urgência, % Cirurgias Eletivas, % Taxa de Ocupação, % Aumento de Cirurgias por especialidades, % Aumento do Número de Partos, % de Adesão ao Protocolo de Cirurgia Segura, Taxa de Cancelamento cirúrgico < 72 horas, Taxa de Mortalidade cirúrgica, % Conformidade no Protocolo de Hipotermia (RN), Número de Reabordagem, Número de Não Conformidade Centro Cirúrgico, Número de Incidentes, Número de Incidente e Não Conformidades Abertas,% de Conformidade no uso do Antibiótico Profilático, Taxa de Infecções do sítio cirúrgico,% Turnover Enfermagem, % Absenteísmo Enfermagem, Banco de Horas Enfermagem, e % NPS.
O acompanhamento dos resultados proporciona um melhor gerenciamento do desempenho do processo, facilitando tomadas de decisões em busca do alcance das metas alinhadas ao Planejamento Estratégico do Hospital.

Conclusões

A implantação dos indicadores e relatórios personalizados trouxe ao hospital transparência e confiabilidade dos dados. Desta forma as análises são realizadas com maior brevidade facilitando a elaboração dos planos de ação e implantação de melhorias no setor.

Palavras-chaves

INDICADORES de Gestão; GESTÃO da Informação; GERENCIAMENTO de Dados

Referências

MEZOMO, J.C. Gestão da Qualidade na Saúde: princípios básicos. São Paulo: Terra, 1995.
PALADINI, E.P. Avaliação Estratégica da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2002.
TAKASHINA, N.T. FLORES, M.C.X. Indicadores da Qualidade e do Desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

Área

Gestão

Autores

Clodoaldo Jardim Vieira, Damiana Santana de Freitas, Cristiane Maria Leonel, Mariane Rizzetto Coelho Paura, Tatiana de Lima Romão, Suellen Dias Lacerda Costa, Erika Fernanda de Brito Varandas