Dados do Trabalho


Título

O CUIDADO SINGULAR EM PACIENTES CIRÚRGICOS ROMPENDO BARREIRAS FÍSICAS DIANTE DA PANDEMIA DE COVID-19

Introdução

Os cuidados de enfermagem destinados a pacientes cirúrgicos ostentam uma singularidade que se baseia na interação , cuja abordagem do enfermeiro perioperatório transcende o domínio puramente clínico. No ambiente do centro cirúrgico, isso pode significar não apenas a preparação física para a cirurgia, mas também as preocupações emocionais e sociais que o paciente possa ter. Cada um traz consigo sua história pessoal, expectativas e preocupações, o que torna essa experiência única para cada indivíduo. Profissionais de saúde sensíveis e atentos podem desempenhar um papel fundamental em tornar essa experiência o mais positiva e confortável possível, e, especial no período perioperatório. Imogene King apresenta pressupostos teóricos que podem ser aplicados no ambiente do centro cirúrgico para promover cuidados individualizados, centrados no paciente e baseados em interações eficazes entre enfermeiros e pacientes e fundamentar ações da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP).

Objetivo

Aplicar a teoria de Imogene King para orientar a SAEP direcionada a uma paciente submetida à gastroplastia - bypass gástrico em Y de Roux videolaparoscópica.

Método

Trata-se de um estudo de caso cirúrgico sob os cuidados de enfermagem no decorrer do período perioperatório entre os meses de novembro e dezembro de 2021, em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por meio do diálogo no pós-operatório imediato, nas informações coletadas do prontuário físico e eletrônico e registros do acompanhamento via plataforma Whatsapp amparados pela Resolução COFEN N. 0634/2020 devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). O estudo de caso está aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa pelo CAE nº 66477.523.1.3001.5257. O aporte teórico foi o alcance de metas proposto por Imogene King, empregando taxonomia NANDA, NIC e NOC.

Discussão e Conclusões

No levantamento e análise da SAEP, incluiu-se no pós operatório mediato consulta virtual pós-operatória considerando os desafios impostos pela COVID-19. Foram identificados 19 diagnósticos de enfermagem, os prioritários foram: risco de lesão por posicionamento perioperatório e risco de sangramento. De Imogene King em nosso cuidado destacamos: comunicação frente a necessidade de interação, a adaptação às mudanças decorrentes das demandas do pré e pós operatório de uma cirurgia bariátrica e o cuidado contínuo para enfrentar a impossibilidade de encontro presencial e a manutenção do cuidado após a alta.

Conclusões

Um cuidado singular envolve empreender tempo, interação genuína e adaptações que favoreçam a continuidade do cuidado. Expandir os limites da prática profissional, utilizando abordagens alternativas, tais como a teleconsulta, reforçam a importância da adaptação flexível diante das necessidades do paciente e das inovações no campo da saúde.

Palavras-chaves

Enfermagem; ASSISTÊNCIA perioperatória; CUIDADOS de Enfermagem; HUMANIZAÇÃO da Assistência; COVID-19

Referências

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 8ª ed. São Paulo: SOBECC, 2021.

Fengler FC, Medeiros CRG. Sistematização da assistência de enfermagem no período perioperatório: análise de registros. Revista SOBECC. 2020 Apr 3;25(1):50–7.

King IM. A theory for nursing: systems, concepts, process. New York: Wiley Medical Publications; 1981.

Área

COVID-19

Autores

Giselle Natalina Sousa da Silva Silva, Cecília Maria Izidoro Pinto Izidoro, Nicolle de Almeida Costa Costa, Natália Loureiro Rocha Loureiro, Júlia Gomes Carlito Carlito, Thamires Soares Carneiro Soares, Graziella Rodrigues Costa Rodrigues