Dados do Trabalho


Título

Um olhar interseccional e singular no cuidado perioperatório: um estudo de caso em centro cirúrgico

Introdução

Trata-se de um estudo de caso que usa a ferramenta teórico- metodológica da interseccionalidade para analisar uma paciente do sexo feminino, negra, com diagnóstico de anemia hemolítica, lúpus eritematoso sistêmico e diabetes mellitus tipo 2. Submetida a uma cirurgia de esplenectomia videolaparoscópica, técnica de escolha menos invasiva e que buscou melhorar a qualidade de vida e tratar os sintomas associados à anemia hemolítica. Para além da clínica pré-operatória evidenciada na visita, notou-se a necessidade e a importância de incluir no planejamento de enfermagem perioperatória o olhar interseccional em diálogo conceitual com Akotirene (2019) a ser o condutor de uma análise das interação entre dois ou mais fatores sociais limitantes – raça ou etnia, classe social, territorialidade, - à efetividade e continuidade do cuidado prestado.

Objetivo

Utilizar a ferramenta da interseccionalidade para orientar a SAEP direcionada a uma paciente submetida a esplenectomia videolaparoscópica.

Método

Estudo de caso sobre o planejamento da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) a uma mulher negra, ao longo de dois meses, em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro e por continuidade, seis meses após sua internação. A coleta de dados deu-se por meio da anamnese durante as visitas pré e pós operatórias, dados do prontuário físico e eletrônico e registros do acompanhamento via plataforma Whatsapp amparado pela Resolução COFEN N. 696/2022. O estudo de caso está aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa pelo CAE nº 66477.523.1.3001.5257. O aporte teórico incluiu o alcance de metas proposto por Myra Levine, empregando taxonomia NANDA, NIC e NOC.

Discussão e Conclusões

Identificados 31 Diagnósticos de Enfermagem, a partir da história clínica da paciente. Sobre eles analisou-se as intersecções envolvendo em nosso caso, raça, classe, condição socioeconômica, idade, território e o reduzido apoio social como fatores que interferem na manutenção dos cuidados de enfermagem, compreendendo como os sistemas de opressão se impunham no seu cotidiano e o impacto no perioperatório, nos levando a elaboração de estratégias de acolhimento, disponibilidade e orientações para o cuidado que promovessem a singularidade identitária durante o assistência oferecida.

Conclusões

O olhar interseccional demonstrou como a questão racial, social e econômica entre outras, afetam diretamente a saúde e o planejamento dos cuidados perioperatórios.

Palavras-chaves

ENQUADRAMENTO interseccional; ENFERMAGEM perioperatória; PROCESSO de enfermagem; DETERMINANTES sociais da saúde.

Referências

AKOTIRENE C. Interseccionalidade. São Paulo: Polém; 2019.

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 8ª ed. São Paulo: SOBECC, 2021.

Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília: MS; 2007

Área

SAEP

Autores

Giselle Natalina Sousa da Silva Silva, Cecília Maria Izidoro Pinto Izidoro, Vitória Oliveira de Vasconcelos Vasconcelos, Renata Pereira Laurindo Laurindo, Letícia de Almeida Carvalho Teixeira Teixeira, Fabiana Pinto da Fonte Pinheiro Pinheiro, Ramires Morais Felix da Silva Felix