Dados do Trabalho


Título

MOTIVOS DE CANCELAMENTO E SUSPENSÃO CIRÚRGICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A realização de procedimentos cirúrgicos é uma etapa fundamental no cuidado à saúde, envolvendo uma equipe multidisciplinar e significativos recursos. No entanto, é observado que nem todas as cirurgias programadas são concluídas conforme planejado, devido a cancelamentos ou suspensões¹. Essas interrupções podem resultar em consequências adversas para os pacientes, bem como impactar a eficiência operacional e os recursos do centro cirúrgico². Além disso, a compreensão dos motivos que levam a esses cancelamentos e suspensões cirúrgicas é essencial para identificar oportunidades de melhoria e implementar estratégias que minimizem esses eventos indesejados³.

Objetivo

Descrever e analisar os motivos de cancelamento e suspensão cirúrgica de cirurgias eletivas em um hospital universitário.

Método

Trata-se de um relato de experiência fundamentado na vivência de enfermeiros que atuam na unidade de centro cirúrgico de um hospital universitário localizado no norte do Paraná. A instituição é referência para aproximadamente 250 municípios do Paraná e mais de 100 cidades de outras regiões do país. O centro cirúrgico realiza em média 600 cirurgias por mês e possui sete salas operatórias, uma sala de recuperação anestésica com seis leitos e uma sala pré-operatória. Os dados foram obtidos através do relatório gerado pelo sistema de gestão de informações da instituição de pesquisa, a coleta foi realizada no período de janeiro a maio de 2022. Os obtidos são alimentados pela equipe de enfermagem e médica por meio de registros eletrônicos, relatórios e documentos. As informações extraídas foram: datas e horários das cirurgias eletivas, especialidades cirúrgicas e motivo do cancelamento ou suspensão cirúrgica.

Discussão e Conclusões

Foram 821 cancelamentos cirúrgicos, sendo: no mês de Janeiro com 131 (16,0%), Fevereiro com 127 (15,5%), Março com 210 (25,6%), Abril com 166 (20,2%) e Maio com 187 (22,8%) cancelamentos. Os motivos principais referidos para o cancelamento foram: “cancelamento pelo cirurgião”, “duplicação no agendamento” e “mudança de conduta pelo cirurgião”. Os dados coletados durante os meses de janeiro a maio revelaram os motivos mais frequentes para cancelamentos de procedimentos cirúrgicos. O motivo mais evidente foi o "cancelamento pelo cirurgião", seguido por "duplicação do agendamento", "mudança de conduta pelo cirurgião" e outros motivos não especificados. No entanto, observou-se que a falta de detalhamento na justificativa desses cancelamentos compromete a compreensão precisa dos motivos. O motivo "mudança de conduta" nem sempre corresponde a uma mudança clínica legítima, mas sim a atrasos na programação cirúrgica. Duplicações no agendamento e erros na programação também foram problemas frequentes, devido à falta de comunicação entre o agendamento cirúrgico e o centro cirúrgico. Além disso, a falta de vagas em UTI e enfermaria, o tempo excedido da mesma clínica e a ocupação de salas com cirurgias anteriores contribuíram para os cancelamentos. Recomenda-se a implantação de uma visita pré-operatória de enfermagem e uma comunicação mais efetiva entre as equipes para melhorar a preparação dos pacientes.

Conclusões

É fundamental fortalecer a visita pré-anestésica e a gestão de leitos para otimizar a utilização do centro cirúrgico. Essas medidas visam reduzir os cancelamentos, melhorar a eficiência e a qualidade da assistência cirúrgica, além de promover um fluxo organizado e uma equipe multiprofissional menos estressada. A implementação dessas recomendações requer uma abordagem colaborativa e uma melhoria contínua no processo cirúrgico.

Palavras-chaves

Enfermagem perioperatória, gestão de qualidade, procedimentos cirúrgicos eletivos

Referências

1. Bezerra J do V, Oliveira RB de, Ferreira V da S, Souza LTC de, Mendes KM, Paula TM de, et al. Suspensões de cirurgias em um hospital público do Distrito Federal. Health Residencies Journal - HRJ [Internet]. 2022 Jan 6 [cited 2023 Jul 16];3(14):832–50. Available from: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/319
2. Rangel ST, Silva JL de S, Silva R de CL da, Lima ACB de, Campos BA, Pereira EBF e. Ocorrência e motivos da suspensão de cirurgias eletivas em um hospital de referência. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde. 2019;4(2).
3. Araújo JKM de, Ferreira FAS, Comassetto I, Bernardo THL. Avaliação dos fatores de cancelamento de cirurgias em hospitais do nordeste brasileiro. Rev SOBECC [Internet]. 13º de dezembro de 2019 [citado 16º de julho de 2023];24(4):175-84. Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/474

Área

Gestão

Autores

Karine Silva de Oliveira , Samia Hussein Barakat , Viviane Godoy Galhardo, Murilo Venancio Gaiowski, Flávia Regina Yoshida Nakamura , Marcos Eduardo dos Santos Alves, Aline Mie Nishimura