Dados do Trabalho


Título

ENFERMEIRO SUPERVISOR DE UM CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM COMPLEXO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O enfermeiro é o profissional da área da saúde que se destaca a frente do gerenciamento do Centro de Material e Esterilização (CME). Nesse setor desenvolvem-se atividades específicas que garantem a segurança dos procedimentos assistenciais através do processamento dos produtos para a saúde, que envolvem: limpeza, desinfecção, preparo, acondicionamento, esterilização, armazenamento e distribuição de materiais.1 O enfermeiro exerce um papel essencial tanto na determinação do material necessário para a prestação de serviços, quanto nos aspectos técnico, quantitativo, qualitativo, no controle e na avaliação, podendo-se dizer que o exercício da liderança e o administrar desse profissional são condições primordiais para o eficiente trabalho do setor.

Objetivo

Relatar a experiência do enfermeiro supervisor de um Centro de Material e Esterilização de um complexo hospitalar.

Método

Relato de experiência de um enfermeiro supervisor de CME, de um complexo hospitalar de grande porte, localizado na região sul do Brasil. Esse setor é responsável por realizar o processamento dos produtos para saúde de oito hospitais que contam nove centros cirúrgicos, nove unidades de terapia intensiva, quatro emergências, entre os mais de 61 setores divididos entre unidades de internação, serviços diagnósticos, ambulatórios de especialidades que compõem a macroestrutura. Realiza em média o processamento de 80.000 pacotes/mês.

Discussão e Conclusões

A atuação do enfermeiro supervisor do CME está presente no planejamento de todos os processos que envolvem os produtos para a saúde, desde a sua chegada ao CME até a sua saída para as áreas assistenciais. Para garantir o processamento adequado o supervisor precisa estar atento as legislações vigentes, que regem o funcionamento e as boas práticas do processamento de produtos para a saúde. É fundamental ter bom relacionamento com as unidades consumidoras, unidades fornecedoras e unidades de apoio. O enfermeiro supervisor atua como responsável pelo Comitê de Processamento de Produtos para Saúde e como participante efetivo dos Comitês de Padronização de Produtos, Comitê de OPME. Realiza visitação em áreas estratégicas como os centros cirúrgicos, para o mapeamento das necessidades de aquisições para renovação e ampliação dos instrumentais. Exerce ainda função primordial ao reconhecer a importância do papel dos trabalhadores do CME empenhando-se a favorecer um clima, capaz de minimizar as dificuldades encontradas em conviver com as mais diversas cargas de trabalho (físicas, químicas, biológicas, mecânicas, fisiológicas, psíquicas), causas que influenciam o crescente índice de absenteísmo e turn over nas equipes.

Conclusões

O papel do enfermeiro supervisor do CME é fundamental para a cinesia dessa complexa engrenagem da assistência hospitalar, exigindo um profissional com perfil de conhecimento diferenciado e o desenvolvimento de habilidades compatíveis com a diversidade saberes necessários na sua jornada diária, buscando aprofundar-se nas inovações tecnológicas, capazes de investir na produção de material esterilizado, sem gerar consequências danosas para o trabalhador, assegurando a entrega assistencial com segurança e qualidade para o paciente.

Palavras-chaves

Supervisão de Enfermagem, Centro de Material e Esterilização, Gestão no CME

Referências

1 Graziano KU, Silva A, Psaltikidis EM. Enfermagem em Centro de Material e Esterilização, São Paulo, 2011.

Área

Gestão

Autores

Francine Ullrich Carrazzoni dos Reis, Bárbara Rodrigues Araujo, Michel Doebber, Rita Catalina Aquino Caregnato