Dados do Trabalho


Título

A ATUAÇAO DO ENFERMEIRO NO DIAGNOSTICO PRECOCE DA SEPSE: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

A Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) é uma resposta do corpo a uma determinada infecção que se manifesta em diferentes órgãos de um mesmo segmento fisiopatológico, capaz de lesionar tecidos e resultar em óbito. A sepse tem altas taxas de morbimortalidade. Seu diagnóstico precoce e a profilaxia correta são de suma importância para a melhora do paciente.

Objetivo

Identificar o papel do enfermeiro frente à detecção do diagnóstico precoce da sepse como fator para atenuação do índice de mortalidade.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com pesquisa nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A busca dos dados foi realizada por meio de artigos publicados entre março de 2016 e março de 2021, utilizando- se dos critérios de inclusão e exclusão. Foram utilizados descritores validados pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde. Nesta busca foi utilizado “AND” entre os descritores como operador booleano.

Resultados

As buscas culminaram na seleção de oito artigos que foram publicados em periódicos de destaque em qualidade, segundo a CAPES. Por meio dos estudos foi possível identificar as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros na detecção da sepse. Além disso, foram constatados benefícios na implementação de protocolos de triagem da sepse.

Conclusões

O estudo evidenciou que o enfermeiro tem grande importância na identificação e intervenção precoce, e confirma a redução dos índices de mortalidade.

Palavras-chaves

Diagnóstico precoce; Enfermagem; Segurança do Paciente; Sepse.

Referências

BRANCO Maria João Chambel et al. O papel do enfermeiro perante o paciente crítico com sepse. Revisma brasileira de enfermagem. 25 jun 2020;73(4):8.

GONÇALVES Luciana Schleder et al. Implantação de algoritmo de inteligência artificial para detecção da sepse. Revisma Beasileiea e Eifeemagem,. 6 ago 2020;73(3):5.

MOORE Wendy R et al. Improving 3-hour sepsis bundled care outcomes: implementationofa Nurse-Driven sepsis protocol in the emergency department. JsNeial sf emeegeicyiNesiig. 15 ago 2019;45(6):690.

Área

Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Autores

Ana Waleska Menezes Seixas Souza, Jessica Angelica Conceiçao, Naila Suelany Anjos Santos Oliveira, Glauciene Ferreira Lima, Ellen Aparecida Lazaro Cravo, Millena Silva Oliveira Almeida, Fabiana Santos