Dados do Trabalho


Título

Aplicação de ferramentas Lean na gestão do Centro Cirúrgico: um relato de experiência.

Introdução

O Centro Cirúrgico é uma área estratégica responsável pela realização de aproximadamente 1.200 cirurgias/mês eletivas e de urgência de média e alta complexidade. O centro cirúrgico é muitas vezes o maior contribuinte para o sucesso financeiro de um hospital, no entanto, é também uma das mais importantes unidades nesse ambiente, pelos elevados custos associados. O desafio da gestão hospitalar é conseguir conquistar padrões de qualidade e segurança para o paciente, aumentar sua produtividade e minimizar os custos. Pois para que a cirurgia aconteça é necessário o alinhamento de diversas atividades e unidades com objetivo de garantir a qualidade, segurança e eficiência do processo. Desta forma, entendemos a necessidade de romper com os paradigmas e pensar em como melhorar os processos através do uso das ferramentas Lean.

Objetivo

Descrever o processo para aplicação de ferramentas Lean na gestão do Centro Cirúrgico.

Método

Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre aplicação das ferramentas Lean na gestão administrativa no Centro Cirúrgico de um hospital de ensino do interior paulista. Este processo ocorreu de janeiro a abril de 2023 e envolveu as etapas referente a análise e expertise dos membros da equipe multiprofissional; alinhamento para escolha de quais ferramentas seriam utilizadas; padronização do layout para registro das melhoria; abertura de pasta no Drive para armazenamento das informações; treinamento com os membros da equipe; mapeamento das oportunidades de melhoria no setor; aplicação das ferramentas; registro dos resultados e acompanhamento.

Discussão e Conclusões

A aplicação das ferramentas Lean está sendo possível organizar as atividades diárias e distribuir entre a equipe utilizando Kanban; o quadro de gestão à vista possibilita a equipe e seus gestores acompanham o andamento das ações e análise dos indicadores mensais; foi realizado o mapa de fluxo de valor para entender as desconexões dos processos; como os indicadores-chave de performance a gestão setorial consegue acompanhar a produtividade cirúrgica e suas variáveis; foram construídos três formulários Kaizen para divulgação da melhoria realizado no setor.

Conclusões

Deseja-se que a aplicação das ferramentas siga contribuindo para melhoria dos processos no centro cirúrgico, promovendo projetos que visem eliminar desperdícios e padronização dos processos, garantindo assim um ciclo contínuo de aprendizado e melhoria. Com apoio da equipe multiprofissionais e da alta gestão desejamos replicar o aprendizado aos setores que são interligados com o centro cirúrgico.

Palavras-chaves

Centro Cirúrgico, Gestão em saúde, Lean Seis Sigma

Referências

1 . Gomes, J.A. et al. Avaliação da qualidade do centro cirúrgico na estrutura, processos e resultados. Artigo original • Cogitare enferm. 26 • 2021 • Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cenf/a/Cv6PfjVg84R7Qh37FYJwxCQ/#ModalTutors> Acesso em: 19/07/2023 às 08:30
2 . Cançado T.O.B et al. Lean Six Sigma and anesthesia. Artigo original • Review Article • Rev. Bras. Anestesiol. 2019 • Disponível em <https://www.scielo.br/j/rba/a/HmXBH89Tc6Y5TZPLFp9xk3z/?lang=en#> Acesso em: 19/07/2023 às 10:34

Área

Gestão

Autores

Ana Paula Canil Inocencio Alves, Fabricio Ferreira Santos, Guilherme Souza Bispo, Gabriel Ferreira Pavão Köberle