Dados do Trabalho


Título

A RELEVANCIA DO DIMENSIONAMENTO DE ENFERMAGEM PARA EFICIENCIA DO CENTRO CIRURGICO

Introdução

A avaliação do desempenho do centro cirúrgico é crucial para alcançar melhores resultados na assistência. Para isso, são utilizados indicadores, que são instrumentos que avaliam o desempenho com base em processos e resultados, estrutura e recursos, tempo, taxas de cirurgias e eventos relacionados à assistência.1 O turnover, que se refere ao período necessário para desmontar, limpar e montar a sala cirúrgica para o próximo procedimento, é um indicador de qualidade do centro cirúrgico. Ele verifica o funcionamento e a eficácia das salas operatórias, envolvendo diversas atividades. O turnover é medido como o tempo de intervalo entre a saída do paciente da sala operatória e a entrada do próximo paciente. 1,2 Ao identificar as fragilidades do processo e estabelecer padrões no serviço cirúrgico, é possível obter melhores resultados, o que impacta significativamente na qualidade da assistência prestada.1

Objetivo

Analisar os índices de eficiência do centro cirúrgico, com o propósito de avaliar a importância do dimensionamento da equipe na melhoraria dos resultados deste indicativo no centro cirúrgico.

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, com delineamento quantitativo. O presente estudo foi realizado no Centro Cirúrgico de um hospital privado localizado na região Sul do Brasil, situado no município de Porto Alegre/RS. Este centro cirúrgico é composto por 13 salas operatórias e realiza, em média, 1.287 procedimentos mensais. Foi realizada a adequação do quadro de profissionais, sendo incluídos profissionais na escala “Giro de sala”, nos diferentes turnos de trabalho. A coleta de dados foi realizada por meio de análise dos indicadores de eficiência da instituição, no período de junho de 2022 a junho de 2023.

Resultados

A atuação de uma equipe no sítio de trabalho corredor, resulta na redução do tempo de turnover. No ano de 2022, a média de turnover foi de 26,6 minutos, e em 2023 a média apresentada, após a implantação da equipe “Giro de sala” foi de 17,54 minutos, contribuindo na melhoria da assistência, favorecendo tanto equipe médica, quanto os pacientes, por reduzir o tempo de espera não havendo atraso cirúrgico significativo. Como limitação estudo, observamos a forma de extração dos dados dos indicadores, pois, em 2022 os mesmos eram realizados de forma manual pela equipe de enfermagem em uma planilha impressa e em 2023, foi implantado um sistema informatizado, que realiza a análise de dados de acordo com os horários de registro no momento intraoperatório, na tela de confirmação da cirurgia.

Conclusões

Conclui-se que o trabalho atual evidencia a importância de manter uma equipe “Giro de sala”, contribuindo na melhoria da assistência, aumentando a eficiência do processo cirúrgico e a satisfação do cliente médico.

Palavras-chave

Salas cirúrgicas; Enfermagem perioperatória; Indicadores de qualidade em assistência à saúde.

Referências

1. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 8. ed. São Paulo: Manole; 2021.
2. Peralta T, Santos AA, Bourscheit F, Oliveira Junior NJ de, Somensi EM, Patricia Treviso P. Fatores que interferem no tempo de intervalo entre cirurgias: estudo observacional. Cogitare Enferm. [Internet]. 2022; 27. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.80800

Área

Gestão

Autores

Patricia Conzatti, Jaqueline Lopes Gouveia, Carla Oliveira, Aline Fritzen, Valéria Sferra Machado