Dados do Trabalho


Título

GAMIFICAÇAO E JOGO NA ENFERMAGEM PERIOPERATORIA: PROPOSIÇOES INOVADORAS PARA CUIDADO E EDUCAÇAO

Introdução

A gamificação e o uso de jogos têm ganhado destaque como estratégias eficazes na educação e treinamento em diversas áreas¹. Na enfermagem perioperatória, onde a precisão e a agilidade são essenciais, a incorporação dessas abordagens pode promover um ambiente de aprendizado mais envolvente e aprimorar o cuidado prestado².

Objetivo

Sintetizar a evidência disponível sobre a aplicação da gamificação e do jogo na enfermagem perioperatória, aprofundando a compreensão das estratégias adotadas, dos resultados alcançados e das implicações para a prática de cuidados.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Configura-se em um recorte de pesquisa do projeto intitulado “Sede perioperatória: desenvolvimento e validação de uma proposição tecnológica cuidativo-educacional para a práxis na enfermagem “, aprovada pelo Comitê de Ética pelo parecer 5.344.860. Essa atividade ocorreu em meados de 2022 e foi proposta pela Residência de Enfermagem Perioperatória da Universidade Estadual de Londrina. A busca por literatura foi realizada em bases de dados científicas, incluindo PubMed, Scopus e CINAHL, utilizando palavras-chave relacionadas a "gamificação", "jogo", "enfermagem perioperatória" e "educação em saúde". Foram selecionados artigos publicados nos últimos 10 anos que abordavam a aplicação da gamificação e do jogo na capacitação e educação da equipe de enfermagem perioperatória. Foram incluídos estudos primários que descrevessem ou avaliassem o uso de estratégias de gamificação e jogos na capacitação da equipe de enfermagem perioperatória. A pergunta de pesquisa norteou o processo de busca em bases de dados eletrônicas: "Como a gamificação e o jogo têm sido utilizados para melhorar a capacitação e educação da equipe de enfermagem perioperatória?". A seleção dos artigos foi realizada por dois pesquisadores independentes, baseada em critérios de inclusão que consideraram a relevância do título, resumo e conteúdo completo, bem como a aplicabilidade às estratégias de gamificação e jogos. A análise dos artigos incluiu a descrição das estratégias adotadas, os resultados obtidos e as implicações para a prática assistencial.

Resultados

A revisão da literatura revelou uma crescente adoção da gamificação e do jogo na enfermagem perioperatória com resultados promissores. Diversas estratégias foram identificadas, incluindo simulações virtuais, jogos de tabuleiro, aplicativos interativos e competições saudáveis. Os resultados indicaram que a gamificação e o uso de jogos promoveram um ambiente de aprendizado mais envolvente e participativo, estimulando o engajamento e a motivação da equipe³. Os profissionais relataram uma melhoria na tomada de decisões, habilidades de comunicação e resolução de problemas. Além disso, a colaboração entre os membros da equipe foi fortalecida, resultando em um cuidado mais seguro e eficaz³.

Conclusões

A relevância e os benefícios da aplicação da gamificação e do jogo na enfermagem perioperatória são evidentes²-³. As estratégias de gamificação proporcionam um ambiente de aprendizado envolvente e prático, com resultados positivos no desenvolvimento de habilidades cruciais para a prática assistencial³. A colaboração reforçada entre a equipe de enfermagem contribui para a melhoria da assistência ao paciente, evidenciando implicações significativas para a prática assistencial na enfermagem perioperatória². A adoção dessas abordagens inovadoras pode inspirar outros profissionais de saúde a explorar novas formas de capacitação e educação, buscando aprimorar a qualidade dos cuidados cirúrgicos e a segurança do paciente³.

Palavras-chaves

Gamificação. Enfermagem Perioperatória. Tecnologia.

Referências

1. Brito RD de, Shumiski RC, Santos VR, Moreira RSL. Jogos experimentais como ferramenta de educação em saúde para cardiopatas adultos - Revisão Integrativa. Journal of Health Informatics [Internet]. 2022 Oct 3 [cited 2023 Aug 7];14(2). Available from: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/962
2. Jogos sérios e gamificação: um novo modelo para educação em saúde | Revista Eletrônica Acervo Saúde. acervomaiscombr [Internet]. 2021 Sep 23 [cited 2022 Aug 9]; Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/8540
3. Viana LS, Oliveira EN, Vasconcelos MIO, Moreira RMM, Fernandes CAR, Neto FRGX. Educação em saúde e o uso de aplicativos móveis: uma revisão integrativa. Gestão e Desenvolvimento [Internet]. 2020 Jul 31;(28):75–94. Available from: https://journals.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9466

Área

Inovações em educação

Autores

Karine Silva de Oliveira, Samia Hussein Barakat, Marcos Eduardo dos Santos Alves, Stefany Vareschi Torezan, Viviane Godoy Galhardo, Murilo Venancio Gaiowski, Valéria Pais de Oliveira