Dados do Trabalho


Título

COMPREENSAO DOS ENFERMEIROS SOBRE SEGURANÇA NO INTRAOPERATORIO E A APLICAÇAO DO CHECKLIST DE CIRURGIA SEGURA

Introdução

Nessas últimas décadas, tem-se observado um novo olhar dos profissionais de saúde para os aspectos que envolvem a segurança do paciente, utilizando estratégias para a melhoria da qualidade da assistência. Esse movimento envolve o esforço do enfermeiro a fim de promover uma assistência segura, incluindo, entre outras práticas, um procedimento anestésico cirúrgico seguro. Uma importante ferramenta é o Checklist de Cirurgia Segura que consiste num protocolo que contempla medidas de segurança para redução de riscos de eventos adversos bem como ocorrência de mortalidade cirúrgica. O Checcklist é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e deve ser aplicado em todas as cirurgias nas três fases: antes do início da anestesia (Sign In), antes da incisão na pele (Time out) e antes da saída do paciente da sala de cirurgia (Sign On) (BRASIL, 2009).

Objetivo

Verificar a compreensão dos enfermeiros sobre segurança do paciente no período intraoperatório e a aplicação do checklist de cirurgia segura, bem como identificar as fragilidades na aplicação dessa ferramenta.

Método

Estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado por meio de questionário via Google forms, com 06 enfermeiros assistenciais da SO, no mês de julho de 2023. Os dados foram avaliados pala análise de conteúdo de BARDIN. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição com parecer nº 1666.641.

Resultados

Houve uma boa compreensão acerca da importância do checklist de cirurgia segura na prevenção de eventos adversos no intraoperatório. Os participantes identificaram nessa ferramenta, uma garantia na promoção da segurança do paciente. Observaram a necessidade de uma melhor comunicação entre as equipes na aplicação do checklist. As principais fragilidades identificadas na aplicação do checklist de cirurgia segura, foram carência de enfermeiros, a inconsistência na cultura de segurança e no programa de educação permanente da Instituição.

Conclusões

As enfermeiras perceberam a importância do checklist de cirurgia segura e consideraram uma ferramenta que contribui para a melhoria da qualidade da assistência, imprescindível para a segurança do paciente no intraoperatório. Reconhecer e intervir nas fragilidades identificadas pode impactar na segurança do paciente na SO.

Palavras-chave

Centro Cirúrgico; Enfermagem; Perioperatório; Segurança do Paciente.

Referências

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 7ª ed. São Paulo: SOBECC, 2017.
Pancieri AP, Carvalho R, Braga EM. Aplicação do checklist para cirurgia segura: relato de experiência. Rev SOBECC, São Paulo. jan./mar. 2014; 19(1): 26-33.
Ministério da Saúde (BR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Organização Mundial da Saúde. Segundo desafio global para a segurança do paciente. Cirurgias seguras salvam vidas. Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde; 2009.


Área

Segurança do paciente

Autores

FABIA MARIA DE SOUZA PAULA SOUZA, LUCIANA DANTAS FERREIRA LIMA