Dados do Trabalho


Título

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA EXECUÇÃO DOS POP’S EM CME ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Introdução

A educação permanente em saúde é uma política que visa orientar a formação e a qualificação dos profissionais, pretendendo superar práticas profissionais fragmentadas e repetitivas(1,2).

Objetivo

Relatar a experiência no internato em enfermagem no planejamento e intervenções em educação permanente em saúde na CME

Método

Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, por meio da observação da realidade durante o período de abril a junho 2023, realizada na Central de Material e Esterilização (CME) localizado em Belém – PA. A CME é classificada como tipo dois, possuindo 31 profissionais (6 auxiliares de enfermagem; 19 técnicos de Enfermagem e 6 Enfermeiros), com vista na avaliação do percurso que o PPS é submetido desde a chegada na área suja/expurgo até a distribuição para as unidades assistenciais

Discussão e Conclusões

Foram executas as seguintes etapas: 1ª: apropriação pelas internas de enfermagem sobre os POP validados na Instituição e reforçado com outras literaturas; 2ª: realizaram observações na execução dos POP’s pelos profissionais; A partir da observação da 2ª etapa percebeu-se alguns profissionais ainda demonstravam ineficiência quanto a execução dos POP’s em sua totalidade. Assim, procedeu-se a elaboração da 3ª etapa. 3ª: elaboração de cronograma de treinamento com os seguintes temas/ementas: microbiologia/ classificação de produtos para a saúde, limpeza e desinfecção do carro de transporte de produtos para saúde/contêineres, Montagem de carga para esterilização a vapor saturado sob pressão.4ª: avaliação através de perguntas e respostas rápidas por meio de quiz.
O primeiro encontro ocorreu no mês de abril, abordou conceitos básicos de microbiologia/ classificação de produtos para a saúde (O que é a microbiologia, quais microrganismos existem, quais suas características e quais problemas eles podem causam aos seres humanos, Classificação dos PPS; e Tipos de CME). Participação de 17 profissionais (10 no turno da manhã e 7 à tarde). O segundo encontro ocorreu no mês de maio com abordagem em: Limpeza e desinfecção do carro de transporte de produtos para saúde/contêineres contaminados (Lavagem das mãos; Técnicas da paramentação e desparamentação; e Produtos utilizados para a limpeza e desinfecção). Participaram 18 profissionais (10 participaram no turno da manhã, 7 no turno da tarde e 4 à noite). O terceiro encontro foi no mês de junho e retratou a Montagem de carga para esterilização a vapor saturado sob pressão (Processo de validação da autoclave; Empacotamento dos PPS para esterilização; e Organização dos PPS nos racks e cestos). Participaram dessa capacitação 12 profissionais (8 participaram no turno da manhã e 4 à noite). Foi de grande valia trazer a discussão dos POP já implementados no setor por meio de educação permanente em saúde como uma estratégia de melhorias de adesão e oferecer mais segurança ao paciente.

Conclusões

O objetivo desse estudo foi alcançado com êxito. O ciclo de capacitações contribuiu para a atualização dos profissionais atuantes na CME e apropriação dos POP’s para a melhoria das práticas em serviço compatíveis com a RDC n. 15/2012. Sugere-se outros estudos que possam viabilizar e direcionar os fluxos das atividades desenvolvidas na CME através dos POP’s.

Palavras-chaves

Educação Profissional em Saúde Pública; Enfermagem; Departamentos hospitalares

Referências

1. Backes DS, Bär K, Costenaro RGS, Backes MTS, Souza FGM de, Büscher A. Educação permanente: percepção da enfermagem à luz do pensamento da complexidade. Acta paul enferm [Internet]. 2022;35:eAPE01906. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO019066

2. Gerhardt Primaz C, Knobeloch dos Santos R, Zanetti Malgor Oliveira J, Maros Heinen P, Catalina Aquino Caregnato R. Educação no centro de materiais e esterilização: revisão integrativa. Rev SOBECC [Internet]. 13º de outubro de 2021 [citado 13º de junho de 2023];26(3). Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/686

Área

Outros

Autores

ANA PATRICIA GOMES VASCONCELOS, EDILEUZA NUNES LIMA, MÁRCIA SORAYA QUARESMA VERA CRUZ, WESLEY BRANDÃO DIAS, LUANA SILVA MACEDO, ANA CAROLINA DA SILVA SOUZA