Dados do Trabalho


Título

SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A simulação clínica é uma estratégia pedagógica de ensino-aprendizado na formação dos profissionais da área da saúde, como por exemplo o enfermeiro que visa aperfeiçoar suas habilidades e competências e aumentar a segurança de todos os envolvidos no processo de saúde-doença. De acordo com a literatura, a simulação clínica é uma técnica que visa ampliar vivências reais com experiências guiadas que possibilitam reproduzir os aspectos do cotidiano profissional e do mundo real, de uma forma totalmente interativa, voltada para o cotidiano estudantil.

Objetivo

Relatar uma experiência acerca do ensino e aprendizado por meio da simulação clínica.

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em dezembro de 2022, sobre a construção de um cenário para simulação clínica em enfermagem em uma turma de 6° período de uma Universidade Federal da região Centro-Oeste do Brasil. Essa simulação clínica visava aproximar de forma mais real ao aspecto de assistência clínica, além de integrar os componentes curriculares relacionados ao período da graduação. Este momento visava integrar três disciplinas e especialidades, sendo elas: "Enfermagem Psiquiátrica", "Enfermagem em Cuidado Crítico" e "Enfermagem em Centro Cirúrgico e Clínica Cirúrgica". O enfoque da reflexão era acerca da assistência de enfermagem na doação de órgãos, nos cenários do centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva e na atenção as crises psiquiátricas.

Discussão e Conclusões

O processo de construção iniciou-se com um estudo teórico sobre as etapas e os componentes necessários para a elaboração de um roteiro para simulação clínica. Os graduandos em enfermagem eram responsáveis pela criação do enredo e do cenário e em cada ciclo da simulação o foco da temática era em torno de uma especialidade, sendo necessário integrar os componentes curriculares em um único roteiro sem alterar o enfoque inicial. O cenário era composto pelos estudantes e professores responsáveis. Inicialmente era contextualizado o cenário referente a simulação clínica, denominada a etapa de briefing, e posteriormente, os atores realizavam a encenação, denominada a etapa da simulação clínica e ao fim da cena, os professores preceptores faziam comentários e críticas reflexivas estabelecendo o debriefing, a respeito do roteiro e dos conhecimentos construídos e avaliados.

Conclusões

Concluímos que, a simulação clínica fornece uma estratégia de ensino-aprendizagem que permite o pensamento clínico de forma crítica e reflexiva para condução dos melhores caminhos da assistência relacionados ao campo de prática. O trabalho em equipe foi um ponto chave, visto que, desde a elaboração do roteiro, divisão de papéis e construção do cenário físico foi necessária a contribuição de cada um com sua devida habilidade e conhecimento cientifico.

Palavras-chaves

Simulação; Enfermagem; Raciocínio clínico; Especialidades.

Referências

1. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREn-SP). Manual de Simulação Clínica: para profissionais de Enfermagem. São Paulo; 2020.
2. Trevizan MA, Mendes IAC, Mazzo A, Ventura CAA. Investment in nursing human assets: education and minds of the future. Rev Latino-Am Enfermagem. 2010;18(3):467-71.
3. SOBECC. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico de Recuperação Anestésica Centro de Material de Esterilização. Práticas recomendadas. 8 ed. São Paulo: SOBECC; 2021.

Área

Inovações em educação

Autores

Lívia Ellen Leal Moreira , Yasmim do Espírito Santo Adorno, Nicolly Aparecida Lagares , Fátima Samanta Gonçalves Lima, Cristiana da Costa Luciano , Regiane Aparecida Dos Santos Soares Barreto , Karina Suzuki