Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO DE PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS ORTOPÉDICAS ACERCA DA CRIOTERAPIA

Introdução

A crioterapia é uma ferramenta não farmacológica com benefícios no manejo álgico, diminuição no consumo de opioides e rápida reabilitação. Os procedimentos ortopédicos estão relacionados a grandes índices de dores agudas e, por conta disso, a aplicação de gelo se mostra eficaz. O uso de tal ferramenta e sua educação é de responsabilidade da equipe de enfermagem. Pautando nisto, o presente estudo pretendeu identificar o conhecimento de pacientes no pós-operatório quanto ao uso da termoterapia fria.

Objetivo

Verificar o conhecimento de pacientes no pós-operatório de cirurgias ortopédicas acerca da aplicação da crioterapia e seus benefícios durante a internação e após a alta hospitalar.

Método

Estudo de campo, transversal, com análise quantitativa, realizado em um hospital particular de São Paulo, no setor de internação da clínica ortopédica. A amostra foi composta por 30 pacientes no pós-operatório imediato de cirurgias ortopédicas, que aceitarem participar da pesquisa e responderam um questionário com oito questões de múltipla escolha. Para verificação do nível de conhecimento dos pacientes, considerou-se ótimo de 7 a 8 acertos, bom de 4 a 6 acertos, razoável de 2 a 3 acertos e insuficiente de 0 a 1 acerto. O estudo foi conduzido seguindo-se as recomendações da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição sede da pesquisa, via Plataforma Brasil (CAAE 54762222.0.0000.0071; Parecer 5.417.610).

Resultados

A maioria dos pacientes é do sexo biológico feminino, com média de idade de 42,17 anos, submetidos às cirurgias artroscopia e artroplastia de joelho, quadril e ombro, sem histórico de cirurgia ortopédica anterior e nunca haviam realizado crioterapia anteriormente. Referente às questões sobre definição, benefícios, indicação e modelo utilizado em crioterapia, a totalidade ou quase totalidade dos pacientes apresentou níveis de conhecimento entre ótimo e bom (entre 100,0% e 93,3% de acertos). As questões relacionadas ao tempo e ao intervalo de aplicação de gelo foram as que resultaram nas mais baixas pontuações dos pacientes (73,3% de acertos). Ressalta-se a pertinência das orientações realizadas pelos profissionais da equipe multidisciplinar (enfermeiros, fisioterapeutas e cirurgiões) na unidade onde o estudo foi realizado, uma vez apenas dois participantes (6,7%) demonstraram nível de conhecimento insuficiente acerca da crioterapia, enquanto 28 pacientes (93,3%) tiveram ótimo e bom nível de conhecimento sobre assuntos básicos envolvendo a crioterapia.

Conclusões

Acredita-se que a educação em saúde sobre crioterapia, realizada por meio das orientações dos profissionais da equipe multidisciplinar aos pacientes em pós-operatório de cirurgias ortopédicas, tenha sido efetiva, necessitando de reforço nas informações sobre o tempo e o intervalo da aplicação de gelo, de modo a alcançar melhoria na promoção da saúde no ambiente intra e extra hospitalar para a adequada recuperação desses pacientes.

Palavras-chave

Crioterapia; Enfermagem em ortopedia e traumatologia; Dor; Cuidados pós-operatórios.

Referências

- Lima NA, Duarte VS, Borges GF. Crioterapia: métodos e aplicações em pesquisas brasileiras uma revisão sistemática. Saúde e Pesquisa. 2015; 8(2):335-43. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2015v8n2p335-343
- Piana LE, Garvey KD, Burns H, Matzkin E. The cold, hard facts of cryotherapy in ortopedics. Am J Orthop. 2018; 47:2-5. DOI: https://doi.org/10.12788/ajo.2018.0075
- Ravindhran G, Rajan S, Balachandran G, Mohan LN. Do ice packs reduce postoperative midline incision pain, MSAID or narcotic use? World J Surg. 2019; 43:2651-7. DOI: https://doi.org/10.1007/s00268-019-05129-1

Área

Outros

Autores

Gabryela Almeida Dias Rosário, Rachel Carvalho