Dados do Trabalho


Título

BLOQUEIO NEUROMUSCULAR RESIDUAL EM PACIENTES CIRÚRGICOS NA RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA: ATUALIZAÇÃO E CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Introdução

Os Bloqueadores Neuromusculares (BNM) são compostos químicos que atuam na junção neuromuscular esquelética interrompendo a transmissão e provocando paralisia muscular. São utilizados em cirurgias para auxiliar na intubação e no relaxamento muscular. As complicações pós-operatórias podem afetar e causar obstrução de via aérea superior, hipoventilação, atelectasia, disfunção faríngea, aumento do risco de aspiração, diminuição da resposta ventilatória, hipóxia e colapso das vias aéreas. Este estudo traz a importância do aprimoramento constante acerca deste conhecimento e atualização da equipe de enfermagem sobre Bloqueio Neuromuscular Residual (BNMR), para que ocorra adequada monitorização do paciente na Sala de Recuperação Pós-Anestésica.

Objetivo

Realizar uma palestra de atualização sobre BNMR em pacientes cirúrgicos, junto à equipe de enfermagem que atua na SRPA e verificar o conhecimento dos profissionais acerca do BNMR em pacientes cirúrgicos.

Método

Pesquisa de campo descritivo-exploratória, com análise quantitativa, realizada em duas unidades de recuperação anestésica de um hospital privado de São Paulo. A amostra foi composta por 33 profissionais, sendo 22 técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário aplicado na forma de pré e pós-teste, antes e após a realização de um treinamento na forma de palestra de atualização acerca do tema. O questionário contém questões acerca do BNMR, fármacos envolvidos e grau de entendimento dos profissionais, bem como intervenções. Essa pesquisa foi conduzida segundo os preceitos ético-legais da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sede do estudo, via Plataforma Brasil (CCAE 63040022.5.0000.0071; Parecer 5.740.802).

Resultados

Os integrantes da equipe de enfermagem tinham idade média de 35 anos, a maioria do sexo feminino, não especialistas, com tempo médio de formação de 9 anos, sendo 6 anos atuando no setor. Após a realização do treinamento, houve aumento do número de acertos das questões pelos profissionais, em todas as análises realizadas. Os resultados demonstraram aumento significativo no número de acertos nas questões relacionadas ao tipo, à função e à monitorização dos BNM. Embora tenha havido aumento na média das questões acerca do BNMR, tal aumento não foi significativo nas questões relacionadas a esse assunto.

Conclusões

Este estudo evidenciou que o treinamento teve efeito positivo no índice de acertos dos colaboradores. Verificou-se a importância da atualização do conhecimento e a relevância de ampliar as pesquisas acerca do conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre BNMR. Como este grupo de profissionais representa multiplicadores de conhecimento para a população e assegura a segurança e a continuidade do tratamento dos pacientes, é fundamental dar destaque à sua capacitação.

Palavras-chave

Bloqueio neuromuscular; Anestesia e analgesia; Recuperação anestésica.

Referências

- Barba LR, Lemos CS, Carvalho R. Bloqueio neuromuscular residual em pacientes cirúrgicos: conhecimento e intervenções de enfermagem na recuperação anestésica. [trabalho de conclusão de curso]. Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). São Paulo; 2022.
- Flauzino VHP, Vitorino PGS, Hernandes LO, Gomes DM, Cesário JMS. Prática clínica do enfermeiro anestesista nos Estados Unidos da América. Rev Cient Multidiscip Nucleo Conhecimento. 2021; 14(5):179-93.
- Lemos CS, Poveda VB. Role of perioperative nursing in anesthesia: a national overview. Rev Esc Enferm USP. 2022; 56. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0465

Área

Recuperação Pós-Anestésica

Autores

Luanna Blachut Silva, Cassiane Santana Lemos, Rachel Carvalho