Dados do Trabalho


Título

CHECKLIST DE ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM CIRURGIA ROBÓTICA

Introdução

A Cirurgia Robótica vem crescendo vertiginosamente por todo o mundo, por ser minimamente invasiva e oferecer melhor recuperação aos pacientes. Os integrantes da equipe de enfermagem precisam passar por treinamentos exigentes e detalhados para serem habilitados e certificados, e ter conhecimento da língua inglesa, a fim de manusear o robô e todo o seu sistema. Diante das atividades que a equipe de enfermagem demanda na cirurgia robótica, sente-se a necessidade de elaborar um instrumento que contemple as atribuições desses profissionais antes, durante e após o procedimento, de modo a proporcionar maior segurança e organização aos envolvidos. Esta pesquisa se justifica pela lacuna existente quanto ao treinamento e às atribuições da equipe de enfermagem, visto que a quase totalidade das publicações nacionais e internacionais têm como foco o preparo da equipe médica.

Objetivo

Elaborar e validar um checklist de atividades pertinentes à equipe de enfermagem que atua no bloco cirúrgico, em procedimentos pela via robótica.

Método

Estudo metodológico, de validação de conteúdo, realizado em duas etapas: elaboração da lista de atribuições da equipe de enfermagem na forma de checklist, por meio de consulta em bases de dados e validação por um corpo de juízes, peritos no assunto. O corpo de juízes foi composto por sete enfermeiras expertos no assunto, integrantes do Comitê de Robótica da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). O estudo foi conduzido segundo os preceitos ético-legais da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, via Plataforma Brasil (CAAE 63033122.6.0000.0071 e Parecer 5.740.825).

Resultados

O nível de concordância entre as juízas foi acima de 80% em todos os itens analisados do checklist adaptado, sendo avaliados conteúdo, estrutura, apresentação e relevância. Dessa forma, não houve necessidade de segunda rodada entre as juízas, que fizeram propostas de adequações no checklist, as quais foram todas acatadas. O checklist final ficou composto por três etapas (Sign in, Time out e Sign out), específico para procedimentos robóticos. Na etapa 1 contém itens específicos, como: plataforma robótica, conferência do cabeamento do sistema, montagem do robô, testagem da torre de visão, calibração das óticas, lado da mesa de disposição do robô, braços robóticos e conferência de acessórios. Na etapa 2, os itens específicos são: sistema robótico pronto para uso, calibração dos endoscópios, posição cirúrgica do paciente, pinças e instrumentais robóticos, docking do robô. Da etapa 3, constam os seguintes itens específicos: undocking do robô e conferência de materiais e equipamentos.

Conclusões

O checklist adaptado foi construído pelos autores e validado por um corpo de juízas, podendo ser aplicado em hospitais que realizam procedimentos robóticos. Consideramos ser de suma importância para segurança dos pacientes e promoção de benefícios à equipe multiprofissional e às instituições que realizam intervenções robô-assistidas.

Palavras-chave

Lista de checagem; Procedimentos cirúrgicos robóticos; Especialidades cirúrgicas; Segurança.

Referências

- Almeida ES, Carvalho R. Tecnologia robótica no centro cirúrgico: atribuições da equipe de enfermagem. São Paulo: Cartago Editorial; 2020. 92p.
- Martins RC, Trevilato DD, Jost MT, Caregnato RCA. Nursing performance in robotic surgeries: integrative review. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):795-800. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0426
- Pinto EV, Lunardi LS, Treviso P, Botene DZA. Atuação do enfermeiro na cirurgia robótica: desafios e perspectivas. Rev SOBECC 2018; 23(1):43-51. DOI: https://doi.org/10.5327/z1414-4425201800010008.

Área

Robótica

Autores

Fernanda Bergonzini, Ernane Sousa Almeida, Rachel Carvalho