Dados do Trabalho


Título

EMPREENDER E INOVAR NA ENFERMAGEM: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DE UM ENFERMEIRO

Introdução

O empreendedorismo vem ampliando a visibilidade do enfermeiro e consolidando a profissão como ciência, tecnologia e inovação, criando novos espaços de atuação para a Enfermagem.2 O empreendedor é aquele que tem uma ideia, detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar, assumindo riscos, identificando oportunidades e buscando recursos para transformá-los em negócio.1

Objetivo

Relatar os desafios e experiências vividas por um enfermeiro empreendedor em como transformar uma ideia em um negócio.

Método

No ano de 2018 o autor decidiu tirar sua ideia do papel, empreender e abrir uma Startup, uma HealthTech (empresa de tecnologia em Saúde) com o propósito de realizar a transformação digital na saúde, criando e desenvolvendo softwares e aplicativos como ferramentas de auxílio tecnológico para a Enfermagem e buscar uma nova alternativa de renda e atividade profissional. Em 2019 com um produto já desenvolvido, foi em busca de clientes, parceiros e investidores. No mesmo ano, uma rede de hospitais de grande porte da cidade de São Paulo teve interesse em seu produto, um software de gestão e rastreabilidade para Central de Material e Esterilização (CME). Em 2020 foi realizado nesta rede de hospitais uma Prova Conceito (POC) para validação do software, após aprovação da diretoria, proposta de implantação e uso do software nas 04 unidades da rede. No mesmo ano, surgiram os primeiros investidores “Anjos”, pessoas físicas que investem seu capital pessoal em uma Startup e em 2021 fomos apresentados a uma Venture Capital (VC), empresa de investimento de risco, a qual nos uniram a mais 12 investidores anjos que aportaram dinheiro na Startup. No total foram investidos R$ 258 mil reais com participação societária de 15,30% das cotas da Startup. A startup está avaliada hoje em R$ 8 milhões de Valuation (valor de mercado tecnológico). Hoje estamos com o software em uso em 06 hospitais da capital e Litoral de São Paulo, com faturamento em crescimento e em busca de novos clientes e desenvolvimento de novos projetos.

Discussão e Conclusões

Empreender é um desafio, uma jornada intensa de emoções, acertos, erros e aprendizado. O maior desafio encontrado nessa jornada foi a de transformar a mentalidade até então técnica assistencial, adquirida na graduação de Enfermagem e aprender uma nova realidade, em como gerir uma empresa, é o que chamamos de “Virar a Chave” ou “Mindset”, mudar a forma de pensar e agir. Adquirir conhecimento sobre gestão de empresa, negócios estratégicos, contabilidade, vendas, marketing e outros conhecimentos específicos e necessários para que o negócio obtenha sucesso.

Conclusões

Este trabalho permitiu ao autor experimentar novas oportunidades e possibilidades na enfermagem e aprender a superar os desafios do empreendedorismo. Sabemos que o estudo da temática é ainda pouco discutido e de suma importância para o desenvolvimento de novos enfermeiros empreendedores. É necessário despertar uma cultura empreendedora e inovadora com mudanças de paradigmas para ampliarmos a visibilidade, valorizar e empoderar a Enfermagem. Apoiar a criação de novos espaços de atuação, quebrando barreiras, transformando o conhecimento desde a graduação e incentivando reflexões e mudanças necessárias para o futuro da Enfermagem Empreendedora.

Palavras-chaves

Enfermagem; Inovação tecnológica, Empreendedorismo.

Referências

1. Almeida JG, Santos EJR, Ferreira JA, Albuquerque CP. Unemployment and entrepreneurship: from the ambiguity of the conceptual relationship to the efficacy of the social intervention practices. Plural [Internet]. 2013 [cited 2017 Jun 27];20(1):31-56. Available from: http:// www.revistas.usp.br/plural/article/view/69562/72134 Portuguese.

2. Erdmann AL, Andrade SR, Santos JLG, Oliveira RJT. The profile of nursing management graduates from the Nursing Programs in Southern Brazil. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2011 [cited 2017 Jun 27];45(Esp.):1551-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45nspe/ en_v45nspea03.pdf doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3144.2394

Área

Outros

Autores

ROGERIO HERINGER DE SOUZA