Dados do Trabalho


Título

Gestão de Recursos em Centro Cirúrgico em um Cenário de Pandemia: Relato de Experiência

Introdução

Objetivando diminuir o risco de contaminação e aumento de casos da COVID-19, o número de procedimentos eletivos cirúrgicos caiu drasticamente no período crítico da pandemia, onde apenas casos de urgência/emergência foram abordados, sendo o centro cirúrgico um setor veemente afetado. Em maio de 2023 a OMS declarou o fim da pandemia, fazendo com que as práticas de saúde, bem como os profissionais, pudessem retomar de forma segura para suas atividades dentro das unidades de trabalho.

Objetivo

Relatar a experiência na rotina da unidade de Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário da região norte paranaense no período da pandemia COVID 19, e descrever o plano de retomada de cirurgias eletivas após o período pandêmico.

Método

Relato de experiência acerca de mudanças de rotina e do retorno das cirurgias eletivas durante e pós pandemia, de um hospital universitário localizado na região norte do Paraná. A instituição atende cerca de 250 municípios do Paraná e de mais de 100 cidades de outros estados. Conta com 7 salas operatórias direcionadas a cirurgias de pequeno a grande porte e uma sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) com sete leitos.

Discussão e Conclusões

Após o decreto de pandemia, gestores e diretoria do centro cirúrgico do hospital em questão, optaram pela suspensão imediata de cirurgias eletivas, sendo mantidas apenas as cirurgias de urgência/emergência. A rotina da unidade foi amplamente alterada, e em pouco tempo, houve a necessidade de implantar novos fluxos para o atendimento dos pacientes nesse novo contexto. À medida que a doença se alastrou, os trabalhadores do Centro Cirúrgico foram remanejados para outros setores, tais como Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro. No ano de 2020, ano em que a pandemia foi deflagrada, o volume cirúrgico nos meses de abril a junho ficou abaixo de 300 cirurgias/mês. Em comparação ao ano de 2023, já fora do contexto de pandemia, já foram registrados cerca de 700 procedimentos cirúrgicos/mês. Observou-se que a partir da retomada dos procedimentos eletivos e retorno dos profissionais a unidade de origem, as cirurgias eletivas aumentaram cerca de 200%, necessitando assim, da contratação de novos profissionais da área anestésica e de enfermagem, devido ao grande acúmulo de cirurgias eletivas, além da ampliação do horário cirúrgico, que anteriormente a pandemia atendia cirurgias eletivas até às 18:30 e que foi ampliado para às 23h, priorizando clínicas que possuíam maior volume de procedimentos. Além disso, o cronograma para cirurgias eletivas foi estendido para os sábados, onde anteriormente só atendia procedimentos de urgência.

Conclusões

A Covid-19 acarretou diversas mudanças nas rotinas das instituições de saúde e o centro cirúrgico foi um setor fortemente afetado. Porém, com o fim da pandemia, a unidade teve que se reestruturar em diversas áreas para suprir as demandas reprimidas e assim, dar andamento a fila cirúrgica, aumentando assim o número de procedimentos, recursos humanos e materiais.

Palavras-chaves

Procedimentos Cirúrgicos Eletivos; Gestão em Saúde; Centro Cirúrgico; Enfermagem Perioperatória.

Referências

Diaz A, Sarac BA, Schoenbrunner AR, Janis JE, Pawlik TM. Elective surgery in the time of COVID-19. The American Journal of Surgery. 2020;219(6):900-902. https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2020.04.014

Organização Pan-Americana de Saúde. OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Brasília: PAHO; 2023. https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente

Área

Gestão

Autores

Maria Rafaella Bech, Aline Mie Nishimura, Amanda Felipe Polidoro, Isabela Fernanda Larios Fracarolli, Cibele Cristina Tramontini Fuganti, Denise Rodrigues Costa Schmidt, Flávia Regina Yoshida Nakamura