Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DO USO DE ANÁLOGOS DE GLUCAGON LIKE PEPTIDE-1 NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO

Introdução

A obesidade é considerada doença crônica não transmissível, epidêmica e multifatorial, que representa sério problema de saúde pública. Os medicamentos análogos de glucagon like peptide-1 (GLP-1), criados para tratar a diabetes mellitus do tipo 2, tem sido largamente utilizado no controle de peso. Entre seus efeitos, o retardo do esvaziamento gástrico consiste em grande preocupação no contexto cirúrgico, pois este, pode anular o efeito do jejum e impactar no risco de complicações cirúrgicas.

Objetivo

Identificar o uso de análogos de GLP-1 entre os pacientes cirúrgicos e quais os seus impactos no período perioperatório.

Método

Trata-se de uma pesquisa de campo retrospectiva, descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa. Realizada em instituição de caráter privado, localizada no município de São Paulo, no setor de internação Day Clinic. A amostra foi composta por 113 pacientes, adultos, que relataram fazer uso de análogos de GLP-1, no período de janeiro a dezembro de 2021, cadastrados em documento institucional específico para acompanhamento. As variáveis qualitativas foram descritas por frequência e porcentagens e as quantitativas por medidas estatísticas descritivas (média, desvio padrão, mediana, mínimo e máximo). Nas comparações entre as variáveis foram usados os testes Qui-Quadrado e/ou Teste de Fisher. Foi considerado o nível de significância de 5%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição sede do estudo, de acordo com as normas e preceitos éticos da Resolução 466/2012, sob CAAE: 54977321.9.0000.0071 e Parecer: 5.485.902.

Resultados

No que tange as características dos participantes da amostra: 64,6% pertenciam ao sexo feminino; com idade média de 49,81 anos; 61,26% apresentava peso acima do nível de eutrofia (sobrepeso e obesidade) e índice de massa corpórea médio de 26,2 kg/m2; 63,03% apresentaram alguma comorbidade e destes, apenas 14,41% referiram serem portadores de diabetes mellitus. Entre os análogos de GLP-1 utilizados, 80,53% pacientes faziam uso de Ozempic®, 14,16% de Saxenda® e 5,31% de Victoza®. Observou-se a presença de impactos relacionados ao uso de análogo GLP-1 no período perioperatório em 80,53% da amostra, distribuídos da seguinte forma: 53,10% realizações de ultrassonografia para avaliação do conteúdo gástrico; 43,36% mudanças de técnicas anestésicas; 6,19% cancelamentos de cirurgia; 22,12% sofreram 2 impactos. Em relação ao exame de ultrassonografia, 35% apresentaram resíduos sólidos e/ou líquidos > 1,5 ml/kg; 66,57% foram realizados por anestesistas e em 33,33% foram acionados e deslocados radiologistas para realização do exame. Entre as 49 mudanças de técnicas anestésicas, predominaram anestesia geral com sequência rápida em 61,22%, com intuito de minimizar os riscos de aspiração de conteúdo gástrico. Outros 3 pacientes foram submetidos à anestesia local sem sedação. Entre os pacientes que sofreram cancelamento de cirurgia, os motivos estiveram associados à quantidade do conteúdo gástrico com resíduo sólido e líquido > 1,5 ml/kg, em 85,71%, representando risco para broncoaspiração.

Conclusões

A presente pesquisa compreende informações sobre o uso de análogos de GLP-1 e os impactos que ocasionam aos pacientes cirúrgicos. Corroborando a necessidade de atenção especial aos pacientes usuários dessas medicações, por meio de identificação precoce e realização das orientações pré-operatórias adequadas, como tempo de pausa e preparo do jejum.

Palavras-chave

Peptídeo 1 Semelhante ao Glucagon; Esvaziamento Gástrico; Jejum; Enfermagem Perioperatória; Cuidados de Enfermagem.

Referências

- Lopes GG, Pullig EA, Netto GP, Matos IC, Ribeiro JM, Oliveira AM. Liraglutida e outros análogos do GLP-1: nova perspectiva no tratamento do sobrepeso e obesidade. Rev Atenas Higeia. 2020.2(3):36-42.
- Tambascia MA, Malerbi DA, Eliascheitz FG. Influência do esvaziamento gástrico sobre o controle da glicemia pós-prandial: fisiologia e implicações terapêuticas. Einstein (São Paulo). 2014;12(2):251-3.
- Antonio BR, Dalmagro TL. Importância da avaliação pré-anestésica. Rev Cient Eletrônica Ciênc Apl FAIT. 2020 [citado 2022 Nov 30];14(1):1-9. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/site/e/medicina-veterinaria-14-edicao-maio-de-2020.html.

Área

Outros

Autores

Priscilla Mayumi Hayashi, Rachel de Carvalho, Wanessa Alves Federico