Dados do Trabalho


Título

APLICATIVO “MINHA CIRURGIA”: DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇAO

Introdução

A redução do tempo de internação dos pacientes previamente à uma intervenção anestésico-cirúrgica diminui o contato com o enfermeiro e a possibilidade da realização da educação perioperatória. Contudo, os pacientes necessitam de informações e ações que os preparem para a vivência e recuperação cirúrgica (1), melhorando os níveis de ansiedade, complicações pós-operatórias, taxas de reinternação e custos(2). O envolvimento do paciente em seu cuidado também se mostra como forma de melhorar a experiência assistencial e mitigar possíveis erros relacionados à assistência perioperatória. O uso de aplicativos tem surgido como aliado na educação em saúde ao permitir o acesso à informação sem limitação de tempo e espaço por meio de um smartphone. Assim, justifica-se a construção de um aplicativo que possa orientar de maneira geral os pacientes que passarão por uma cirurgia e conscientizá-los acerca das estratégias voltadas para garantir a sua segurança.

Objetivo

Apresentar o desenvolvimento, validação de conteúdo e usabilidade de uma tecnologia informativa voltada para orientação do paciente cirúrgico

Método

Estudo metodológico realizado em três etapas: (1) seleção de conteúdo a partir de revisões de escopo; (2) ideação e desenvolvimento do aplicativo pelo método Ágil Scrum e (3) validação do conteúdo e usabilidade do software, incluindo como juízes oito enfermeiros e oito profissionais da tecnologia da informação, por meio da Suitability Assessment of Materials (SAMS) e do instrumento System Usability Scale (SUS). Os dados foram coletados entre os meses de julho e agosto de 2022. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob parecer 5.245.306.

Resultados

As revisões de escopo permitiram a identificação das informações necessárias à segurança e manejo do paciente cirúrgico em todo período perioperatório. O aplicativo construído foi chamado de “Minha Cirurgia”, está disponível no sistema Android e é composto por 53 telas que abordam questões relacionadas à segurança do paciente, preparo pré-operatório, cuidados no momento da cirurgia e no pós-operatório. O conteúdo foi organizado por meio de textos, história em quadrinhos e vídeos com duração média de dois minutos. A acessibilidade à pessoas com deficiência visual, ou que tenham dificuldade de leitura foi mediada por meio de um assistente de voz. O aplicativo possui ainda notificações de push que podem ser ativadas pelo paciente e informam sobre ações necessárias nos dias que antecedem à cirurgia. Os juízes avaliaram o conteúdo da tecnologia pela SAMS com um escore de 81% o que o coloca como superior (>70%). Foram apontadas necessidades de readequação de layout e tamanho da letra sendo as mesmas revistas e corrigidas pela equipe. A usabilidade avaliada pela SUS atingiu um escore de 90,85 indicando um sistema com a melhor usabilidade possível.

Conclusões

A tecnologia desenvolvida foi validada quanto ao conteúdo e usabilidade pelos juízes. Espera-se que o aplicativo “Minha cirurgia” possa auxiliar o enfermeiro em sua prática clínica e apoiar o paciente em sua trajetória cirúrgica, empoderando-os e estimulando-os a participar ativamente de seu cuidado.

Palavras-chave

Aplicativos móveis. Segurança do paciente. Enfermagem perioperatória.

Referências

1.Blöndal K, Sveinsdóttir H, Ingadottir B. Patients' expectations and experiences of provided surgery‐related patient education: A descriptive longitudinal study. Nursing Open. 2022;9(5):2495-2505. DOI:10.1002/nop2.1270.

2. Morte K, Marenco C, Lammers D, Bingham J, Sohn V, Eckert M. Utilization of mobile application improves perioperative education and patient satisfaction in general surgery patients. Am. J. Surg. 2021; 221(4):788-92. DOI: doi.org/10.1016/j.amjsurg.2020.03.034.

Área

Inovações em educação

Autores

Liliane de Lourdes Teixeira Silva, Rafael Corbelli Lima, Rone Ilideo Silva, Vanessa de Brito Poveda