Dados do Trabalho


Título

GESTAO DO ENFERMEIRO EM PERIODO PANDEMICO E OS SEUS ENSINAMENTO POS-PANDEMIA

Introdução

Frente a um cenário complexo e desafiador como o da Covid-19, tornou-se necessário que as organizações hospitalares realizassem a reorganização dos processos assistenciais, de gestão e de adaptações estruturais¹. A enfermagem em seu cotidiano de trabalho vivencia ações que dependem de seu ambiente organizacional, o qual requer uma gestão eficiente, com liderança, responsabilidade e com adoção de medidas estratégicas para que os profissionais de saúde sejam capazes de adaptar-se rapidamente as mudanças necessárias. Em uma situação de pandemia, tornou-se evidente que potencializaram-se os conflitos emocionais, o estresse e a pressão psicológica, o que gerou uma grande preocupação mundial por parte dos profissionais e das instituições de saúde².

Objetivo

Este objetiva compreender o papel do enfermeiro na gestão/gerenciamento no enfrentamento à Covid-19 e os reflexos pós-pandemia.

Método

Trata-se de revisão narrativa de literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu nos meses de março a abril de 2023, por meio de uma busca realizada nas bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da saúde (LILACS) e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF), com acesso online, sendo utilizado como descritores do assunto: “Gestão", “Enfermagem”, “Pandemia”, “Saúde” seguido do operador boleano “AND”. Os critérios de inclusão de artigos foram: artigos publicados em inglês ou português, com recorte temporal de agosto de 2018 a agosto de 2022. Inicialmente foram recuperados 28 trabalhos, dos quais foram selecionados oito para análise.

Resultados

Dentre estes, emergiram-se três categorias, Categoria 1: As mudanças nos protocolos de saúde frente a pandemia; Categoria 2: O papel do enfermeiro no atendimento à covid-19; Categoria 3: Gestão de enfermagem em tempos pandêmicos. Nestas foram identificados, o visível esforço da área de enfermagem para se readaptar frente as novas vivências do cenário pandêmico, mudanças de protocolos institucionais e organizacionais; a importância da gestão como papel fundamental em um ambiente hospitalar, principalmente em tempos de pandemia, visto que, com diretrizes corretas de uma gestão eficaz, é proporcionado a equipe o melhor direcionamento para oferecer ao usuário uma melhor qualidade na assistência. Também foi evidenciado nos estudos a necessidade de capacitações constantes aos gestores e profissionais de enfermagem para o desenvolvimento de ações que priorizem a segurança do paciente e forneçam suporte psicológico aos profissionais ao lidarem frente a situações conflituosas/pandêmicas.

Conclusões

Diante desse cenário, muitos sentimentos foram demonstrados, como medo, incerteza, exaustão frente a sobrecarga de trabalho, falhas na gestão e gerencia por parte dos enfermeiros e das instituições de saúde frente a situações de conflito o que pode comprometer a atuação ética e responsável no trabalho. Destaca-se a importância de novos estudos que instiguem aos gestores de instituições hospitalares o desenvolvimento de estratégias de educação em saúde e a manutenção das ações de gerenciamento em enfermagem frente a situações conflituosas.

Palavras-chaves

Gestão. Pandemia. Enfermagem. Saúde.

Referências


1. Lins, MPC, Silva, HEO, Cleide, CO, Penha, JRL, Araújo, AH, Borges, AS, Rocha, JHGF. Ações de gerenciamento de enfermagem durante a pandemia do novo coronavírus. Research, Society and Development, 2022,11(9):e28811931824. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31824

2. Prado AD, Peixoto BC, da Silva AMB, Scalia LAM. A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa. REAS. 2020; (46)e4128. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/4128

Área

COVID-19

Autores

Jordana Lopes Carvalho, Gabriel Froehlich Lopes, Gisela Cataldi Flores, Elisandra Medianeira Razera Nogueira Cassol, Camila Milene Soares Bernardi, Liege Camargo Alves Kurrle, Fernanda Stock da Silva