Dados do Trabalho


Título

A Relevância do uso de equipamentos de proteção individual pela equipe de enfermagem em uma unidade endoscópica

Introdução

A unidade endoscópica realiza procedimentos com finalidade diagnóstica ou terapêutica do trato digestivo e respiratório, os aparelhos endoscópios entram em contato com mucosas devendo adotar medidas de proteção, assim como processo de desinfecção de alto nível. Os trabalhadores destes serviços, estão expostos diuturnamente a riscos biológicos, podendo adquirir infecções por meio de sangue e fluidos corpóreos, e também com exposição a risco químico pelo processamento dos equipamentos, radiação e lesões musculares. Devem ser adotadas medidas de precauções universais com fluidos orgânicos, com utilização de equipamentos de proteção individual, os quais são destinados à proteção contra riscos a saúde e segurança no trabalho.

Objetivo

Relatar a importância da utilização de equipamentos de proteção individual em endoscopia.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a utilização de equipamentos de proteção individual em unidade endoscópica.

Discussão e Conclusões

Na unidade endoscópica temos disponíveis para utilização de toda equipe assistencial: aventais, luvas, máscaras, óculos de proteção, protetor facial e protetor auricular. Para limpeza e desinfecção temos salas separadas para processamento do material, divididas entre área suja e área limpa, os aparelhos passam por uma limpeza manual e após são processados em lavadoras automatizadas. Um técnico de enfermagem fica escalado na área suja e outro na área limpa. Durante a realização dos procedimentos todos os profissionais utilizam máscara, óculos de proteção, luvas, protetor facial e avental. Observa-se que o uso de EPIs deve ser mantido também em todo o processo de limpeza, secagem e armazenamento dos aparelhos endoscópicos. O treinamento continuo in loco dos profissionais que atuam na área endoscópica é realizado com intuito de capacitá-los para que possam atuar frente a exposição de materiais orgânicos e outros materiais potencialmente infecciosos. O grupo de enfermeiras realiza rodadas de conversa com as equipes para discussão de alguma rotina pertinente a higienização e desinfeção dos aparelhos no intuito de alinhamento das rotinas conforme os procedimentos operacionais padrão (POP).

Conclusões

O uso dos equipamentos de proteção individual em unidade endoscópica é indispensável, devido aos riscos biológicos e químicos que os profissionais que atuam nesta área estão expostos.
Os riscos de doenças ocupacionais prejudicam a produtividade, a qualidade e a saúde dos trabalhadores e várias são as causas dos acidentes, como desatenção, comorbidades do paciente relacionado a doenças infecto contagiosas, não observação das medidas de prevenção, inadequação dos materiais, equipamento e estrutura, pressa, risco inerente à profissão, excesso de confiança e sobrecarga de trabalho. Observa-se que, se fossem adotadas as medidas básicas de proteção, muitos acidentes poderiam ser evitados.

Palavras-chaves

Equipamentos de Proteção; Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais; Prevenção de Acidentes; Enfermagem.

Referências

Akyüz N, Keskin M, Akyolcu N, Cavdar İ, Özbaş A, Ayoğlu T, et al. How and how much do endoscopy professionals protect themselves against infection? Int J Surg. 2014 July; 12(7):720-4. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2014.05.065
Batista OMA, Moura MEB, Sousa AFL, Andrade D. Occupational risk between critical sectors nursing professionals and adherence to standard precaution. Rev Cubana Enferm [Internet]. 2017 Mar [cited 2019 Aug 10]; 33(3). Available from: http://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1169/287
Ministério da Saúde (BR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 6, de 10 de março de 2013. Dispõe sobre os requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os serviços de endoscopia com via de acesso ao organismo por orifícios exclusivamente naturais [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [cited 2019 Dec 10]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0006_10_03_2013.html

Área

Endoscopia

Autores

Débora Nascimeno Espirito Santo, Rosaura Soares Paczek, Fabiane Bregalda Costa