Dados do Trabalho


Título

Impacto da implantação do fluxo cirúrgico lean da fila de espera de cirurgias eletivas

Introdução

O Lean Healthcare é uma metodologia de gestão derivada do Lean Manufacturing desenvolvido na Toyota da década de 50. Adaptado para a saúde, pode ser aplicado em qualquer cadeia ou fluxo de serviço assistencial com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e otimizar a aplicação de recursos por meio da revisão e melhoria de processos, tendo como resultado final a geração de valor para o paciente (1). Na perspectiva lean a espera por uma cirurgia eletiva deve ser a menor possível para o paciente e, eliminar atividades, percursos para exames e idas ao hospital evitáveis, pode ser um caminho para a redução do tempo de espera.

Objetivo

Medir o tempo de espera na fila de cirurgia eletiva antes e após a implantação do fluxo cirúrgico lean em um hospital universitário.

Método

Estudo descritivo exploratório com análise retrospectiva dos dados desenvolvido em hospital universitário do interior paulista a partir da análise retrospectiva do banco de dados da fila de espera cirúrgica antes e após a implantação do fluxo cirúrgico lean. O período analisado compreendeu o período de 14 de maio de 2021 a 04 de agosto de 2023. Critérios de inclusão: dados preenchidos de forma correta e completa referentes ao tipo de cirurgia, data de inclusão e status na fila de espera cirúrgica. Critérios de exclusão: dados digitados incorretamente ou não compreensíveis.

Discussão e Conclusões

Identificados 339 dados de pacientes na fila de espera cirúrgica, 330 foram incluídos. Desses, 188 (57%) estavam na fila de espera antes da implantação do fluxo cirúrgico enxuto (14/05/2021 a 18/06/2023, 765 dias) com uma média de 213 dias de espera para cada cirurgia no último dia da análise, desses 48 (26%) estavam com dados de cirurgia agendada e aguardarão 136 dias em média até a data agendada para o procedimento. Os outros 142 (43%) dados de pacientes analisados entraram na fila de espera após a implantação do novo fluxo (19/06 a 04/08/2023, 46 dias) com uma média de 32 dias de espera para cada cirurgia no último dia de análise, desses 53 (37%) estavam com dados de cirurgia agendada e aguardarão 47 dias em média para cada cirurgia. Observou-se que os pacientes da fila antes do novo fluxo retornavam de 5 a 7 vezes ao hospital para as etapas pré-operatórias e com o novo fluxo retornavam em média 3 vezes, com exames laboratoriais e radiologia feitos em fluxo contínuo no mesmo dia da indicação cirúrgica pelo médico.

Conclusões

A implantação do fluxo cirúrgico lean impactou na redução significativa do tempo médio de espera por cirurgia, agregando mais valor para o paciente que retornou ao hospital menos vezes, realizou os exames no mesmo dia da indicação cirúrgica e teve a cirurgia agendada em menor tempo. O lean healthcare é uma metodologia potente para reduzir tempos de espera por procedimentos tornando o sistema de saúde mais enxuto, humanizado e eficiente.

Palavras-chaves

Gestão da Qualidade Total, Procedimentos Cirúrgicos Eletivos. Liberação de cirurgia.

Referências

1. Costa LBM, Godinho Filho M. Lean healthcare: review, classification and analysis of literature. Prod Plan Control. 2016;27(10):823-36. doi: https://doi.org/10.1080/09537287.2016.1143131

Área

Gestão

Autores

Álvaro Marcal Nunes dos Santos, Renata Elizabete Pagotti da Fonseca, Lucimar Retto da Silva Avó, Valéria Cristina Gabassa