Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇAO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM MONTAGEM DE SALA CIRURGICA BASEADA NA METODOLOGIA OSCE

Introdução

A metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Examination) foi desenvolvida em 1975 pelo médico e professor Ronald Harden e desde então vem sendo amplamente utilizada no ensino na saúde para avaliação de competências e habilidades. A metodologia baseia-se em um roteiro pré definido com estações de simulação nas quais os participantes executam tarefas específicas e com tempo pré determinado. A organização é estruturada de maneira rotativa, para que todos os participantes individualmente passem por todas as estações. A avaliação é realizada com checklists objetivos e padronizados que contemplam as atitudes esperadas nos diferentes contextos. Assim, é possível avaliar o desempenho do participante, caracterizando se ele tem o domínio das habilidades necessárias.

Objetivo

Descrever a elaboração e implementação de uma capacitação para a equipe de enfermagem, baseada na metodologia OSCE adaptada.

Método

Estudo descritivo tipo relato de experiência realizado por enfermeiras do Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA) de um hospital escola público da região sul do Brasil.

Resultados

O tema da capacitação foi a montagem de sala cirúrgica. Esta foi oferecida durante três dias e em 4 horários diferentes, com duração aproximada de 2 horas. As turmas foram compostas por até 10 técnicos de enfermagem. O CCA possui 91 funcionários no seu quadro e a capacitação teve adesão de 73 pessoas que realizaram-na fora do seu horário de trabalho, o que representou uma adesão de 80%. Foram propostas quatro estações, sendo duas com atividades práticas de simulação e duas com atividades teóricas de reflexão e pensamento crítico. Nas estações práticas as salas cirúrgicas foram identificadas como sala 34 e sala 35, os participantes na sala 35 eram solicitados a preparar e montar a sala cirúrgica com o objetivo de deixar-la montada e organizada como se não fosse ocorrer nenhum outro procedimento no dia apenas avaliando o padrão da organização e montagem, com todos os itens fixos e móveis necessários para uma sala cirurgica de pequeno a médio porte. Para sala 34 o objetivo era realizar a montagem da sala para um dos procedimentos previamente selecionados, neste contexto era necessário a montagem dos itens fixos e específicos para as cirurgias como posicionadores, instrumentais, bombas de infusão, entre outros. Nelas, foram aplicados dois checklists distintos que contemplavam informações como os insumos, equipamentos fixos e móveis necessários. Nas estações teóricas, foram aplicados testes rápidos com questões de verdadeiro ou falso referentes à higienização e organização das salas cirúrgicas. Todas as estações foram acompanhadas por uma enfermeira. Os cenários estavam relacionados às atividades de rotina da equipe no centro cirúrgico. Cada espaço foi elaborado e descrito para que os participantes divididos em duplas e/ou trios realizassem a atividades no tempo pré-determinado de até 15 minutos.

Conclusões

A capacitação baseada na metodologia OSCE possibilitou avaliar a associação da prática aos conhecimentos teóricos e a percepção dos funcionários quanto à rotina de trabalho. Foram identificadas fragilidades nos processos e elaboradas sugestões de novos protocolos e rotinas internas. Constatou-se a promoção da reflexão acerca do desempenho individual de cada dupla avaliada. Avaliamos positivamente a metodologia empregada pela sua forma dinâmica e pela aplicabilidade dos checklists, o que tornou a capacitação muito próxima da realidade do cotidiano de trabalho, além de garantir maior adesão e interação da equipe de técnicos de enfermagem.

Palavras-chave

Enfermagem Perioperatória. Cuidados de Enfermagem. Capacitação

Referências

Hurley: OSCE & Clinical Skills Handbook
OSCE Skills for Trainees in Medicine: A Clinical Exam Guide for Students in the Health Professions
Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde. 7. São Paulo: SOBECC, 2017, 487 p.

Área

Inovações em educação

Autores

Débora Nascimento Espirito Santo, Leticia Toss, Rosane Muniz, Ingrid Pires, Ivana Trevisan