Dados do Trabalho


Título

Sustentabilidade no Centro de Material e Esterilização: transformando custos em investimentos.

Introdução

O Centro de Material e Esterilização é considerado por alguns como o setor no âmbito hospitalar que gera gastos e não apresenta lucros. Assistencialmente a sua equipe realiza o cuidado de forma indireta ao paciente, estando inserida diretamente no processo de segurança a este. Dessa forma, se faz necessário que todos os processos estejam alinhados de maneira efetiva e aconteçam de maneira unidirecional. A fomentação de negócios estratégicos se torna condição primordial para centro de custos não produtivos otimizarem e gerirem melhor suas receitas, tornando-se assim unidades sustentáveis.

Objetivo

Relatar a reestruturação de uma unidade de Centro de Material Esterilizado após uma parceria com uma empresa terceirizada em um hospital privado.

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre a transformação de um Centro de Material e Esterilização de um hospital privado de grande porte situado em Natal-RN após a reestruturação física da área de acordo com as normas e requisitos de boas práticas da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa nº 15/2012, com aquisição de novos equipamentos, mudança de fluxos e reversão de custos em investimentos, com auxílio de uma parceria com uma empresa terceirizada, através de um contrato de comodato, que culminou na racionalização dos gastos. O hospital em questão realiza, em média, cerca de 1.200 cirurgias mensais.

Discussão e Conclusões

A realidade contextual apresentou a necessidade de adquirir novos equipamentos automatizados para atender a demanda e garantir a segurança dos processos, com otimização dos recursos humanos. Com vistas a atender as necessidades que surgiram, firmou-se parceria com uma empresa terceirizada, mediante contrato de comodato de equipamentos, o que garantiu operacionalizar a eficiência dos processos e a padronização de insumos para que atendessem a demanda institucional. Nesse contrato estão inseridas as manutenções preventivas, corretivas, validações dos equipamentos e treinamentos para a equipe de enfermagem setorial, com baixo custo, priorizando o uso de insumos disponibilizados por esta empresa. Foi possível, ainda, centralizar as demandas em um único expurgo, o que permitiu inspecionar diariamente os processos executados. A aquisição da lavadora termodesinfectora, por sua vez, possibilitou automatizar os processos de limpeza, desinfecção simples e desinfecção de alto nível a base de temperatura, e o gabinete de secagem contribuiu para otimizar o potencial humano e sua capacidade para outras demandas, diminuindo, ainda, o uso dos saneantes de alto nível e, consequentemente, diminuindo a geração de resíduos químicos. Algumas dificuldades foram enfrentadas diante das mudanças, na entrega e protocolo de recebimento dos materiais vindo dos setores assistenciais, por questões culturais e de aceitação das mudanças, contudo, diante dos treinamentos realizados com a equipe, foi compreendido a importância dessas parcerias e de encarar o Centro de Material e Esterilização como um investimento, e não como ônus.

Conclusões

A reestruturação setorial com mudanças nos fluxos de maneira unidirecional, e o investimento em novos equipamentos contribuíram para um melhor desenvolvimento nos processos de melhoria e de boas práticas, aprimorando o gerenciamento de custos, redução de gastos e aproveitamento de recursos humanos.

Palavras-chaves

ENFERMAGEM de centro esterilizado, CUSTOS de análises de custos, ADMINISTRAÇÃO de Serviços de Saúde.

Referências

Sousa MRA de, Batista LC de O, Silva MVG da, Daú GL, Canto KC do, Santos SRM dos, et al. Sustentabilidade na Central de Material e Esterilização. Research, Society and Development. 2021 Sep 3;10(11):e328101118901..

Silva RRSM da, Torres BA, Vasconcelos EL, Macedo JKS dos S, Comassetto I, Bernardo THL, et al. Custos relacionados ao Centro de Esterilização: Revisão integrativa. Research, Society and Development. 2021 Mar 30;10(4):e4810413652.

Cioccari ML, Lima SBS de, Betat MG, Fogaça Neto VM, Holkem GA de L, Lourenço AB, et al. Desafios do enfermeiro no gerenciamento em centro de material e esterilização: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2022 Mar 17;15(3):e9802.

Área

Sustentabilidade

Autores

Denize Ferreira de Lima, Guacyra Régia de Souza Lopes Vasconcelos, Vítor Toscano Barbosa