Dados do Trabalho


Título

Projeto Giro 20: A otimização de um processo.

Introdução

O preparo da sala cirúrgica ou tempo de turnover compreende o tempo desde a saída do paciente da sala cirúrgica, englobando o tempo de limpeza da mesma, o preparo dos materiais necessários para a realização do próximo procedimento e organização da sala, para que a mesma fique disponível. A demora no giro de sala impacta diretamente na produção de um centro cirúrgico, bem como no nível de satisfação da sua clientela. Aprimorar o processo é fundamental para a obtenção de um resultado efetivo, envolvendo baixo custo operacional, sem perca da qualidade assistencial.

Objetivo

Descrever a experiência de implantação de uma metodologia de aceleração do tempo de turnover de sala cirúrgica em um hospital de grande porte.

Método

O estudo consiste em um relato de experiência sobre a implantação da metodologia intitulada Giro 20, que busca otimizar o gerenciamento do tempo demandando para o giro de sala cirúrgica no Hospital Rio Grande, localizado em Natal/RN e constituído por 311 leitos e 10 salas cirúrgicas (06 gerais e 04 materno-infantil) . A idealização se deu por parte da gerência de enfermagem do centro cirúrgico. O projeto foi operacionalizado a partir da disponibilização um técnico de enfermagem para ficar, única e exclusivamente, à disposição das 06 salas cirúrgicas no centro cirúrgico, e 02 colaboradores da higienização, para que, ao término de cada procedimento, sejam acionados e de imediato se dirijam a sala cirúrgica necessitante. O técnico do giro fica responsável por retirar todo o material sujo, levando-o até o expurgo e, após a limpeza da sala, deve distribuir todo o material de sala, previamente separado. O projeto giro 20 permite destacar um profissional dentro da equipe de enfermagem do centro cirúrgico, em cada turno de trabalho, com o intuito de diminuir o tempo de giro de sala entre cirurgias, aumentando assim, o tempo total de sala disponível por dia e, conseqüentemente, possibilitam aporte de mais cirurgias, o que acarreta no incremento do faturamento setorial.

Discussão e Conclusões

A metodologia Giro 20 possibilitou uma redução de 84% do tempo de turnover. O cenário em 2022 era de um tempo médio de 27 minutos, tendo uma elevação nesse indicador para 37 min em janeiro de 2023, em que cirurgias isoladas apresentavam mais de 60 minutos de giro. No primeiro trimestre após a implementação, os tempos reduziram para 26 min em abril, e 12 min em maio e junho, evidenciando a efetividade da metodologia. As equipes médicas e os pacientes passaram a perceber um menor tempo de espera para disponibilização das salas cirúrgicas, vindo os cirurgiões, pontualmente tecer comentários elogiosos ao novo processo.

Conclusões

O tempo de redução alcançado com a implantação da metodologia evidencia sua efetividade. Essa ação pode ser facilmente percebida pelo cliente médico, que devido a redução do tempo de espera para poder iniciar o seu procedimento, tem se manifestado de maneira muito positiva, passando a ter a possibilidade de aumentar o número de procedimentos por dia.

Palavras-chaves

ENFERMAGEM de centro cirúrgico; EFICIÊNCIA organizacional; Centro Cirúrgico; ADMINISTRAÇÃO de serviços de saúde.

Referências

Paladino C, Borges M, Porto A, Sicoli A. Protocolo 71 - Gestão em Saúde Redução de Tempo de Giro de Sala com Equipe Dedicada [Internet]. [citado 10 Jul 2023]. Disponível em: https://qualihosp.com.br/web/upload/arquivos/qualihosp_2021/posteres/gestao_em_saude/71.pdf
Nascimento FB, Ribeiro PPD, Chalub SRS, Rodrigues AM, Martins KSA, Santos JLD dos, et al. Estudo da mensuração de um indicador de qualidade em centro cirúrgico: tempo de turnover e nível de desempenho / Study of measurement of a quality indicator in a surgical center: turnover time and performance level. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 26 Mar 2021 [citado 2023 Jul 10];4(2):6553–67. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/27087
Rocha SL da. Eficiência e produtividade do centro cirúrgico: importância do time de apoio para otimizar o giro de sala operatória. bibliotecadigitalfgvbr [Internet]. 29 Set. 2021 [citado 10 Jul. 2023]; Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/31277

Área

Outros

Autores

Vítor Toscano Barbosa, Guacyra Régia de Souza Lopes Vasconcelos, Denize Ferreira de Lima