Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO USO DO TESTE DE ATP NA VALIDAÇAO DA LIMPEZA DE APARELHOS ENDOSCOPIOS

Introdução

O trifosfato de adenosina é uma molécula presente em alta concentração em material orgânico. O teste de ATP (teste de adenosina trifosfato) identifica a presença desta molécula de forma imediata. É uma ferramenta para auxiliar na validação da eficácia da limpeza dos aparelhos endoscópicos (endoscopia, colonoscopia e broncoscopia), colaborando para melhoria no desempenho desse processo e redução dos riscos associados.

Objetivo

Descrever e avaliar o uso do teste de ATP na validação da limpeza de aparelhos endoscópicos (endoscopia, colonoscopia e broncoscopia).

Método

Estudo retrospectivo, descritivo, realizado em uma instituição privada de alta complexidade da cidade de São Paulo, de dezembro de 2022 a março de 22023. Para a padronização do teste, foram seguidas as seguintes etapas: acionamento do fornecedor para análise inicial e esclarecimentos de dúvidas da atividade; padronização institucional do produto; descrição da rotina técnica para realização do teste e definição do método de uso; adequação da estrutura de insumos e equipamentos; capacitação da equipe de enfermagem para realização do teste e como interpretá-lo para tomada de decisão. Os resultados dos testes foram registrados manualmente no caderno de controle, e obtidos em unidades relativas de luz (RLU). Caso o valor fosse de até 200 RLU, prosseguia-se com a desinfecção de alto nível do equipamento. Caso o valor fosse superior a 200 RLU, era reiniciado o processo de limpeza manual e novo teste era efetuado. Em todos os equipamentos (endoscópios, broncoscópios e colonoscópios) foi realizado um teste de ATP semanalmente.

Resultados

De dezembro/2022 a março de 2023, foram realizados 375 testes de ATP, sendo no Centro Médico de Especialidades 143 testes e 1 re-teste no equipamento de endoscópio, no Hospital foram realizados 197 testes e 19 re-testes em equipamentos endoscópicos e colonoscópicos, e na Central de Esterilização foram realizados 15 testes sem necessidade de realização de re-teste. Os resultados em conformidade totalizaram 93%, ou seja, abaixo de 200 RLU. A distribuição da realização dos testes de ATP foi: equipamento de endoscópio 63%, colonoscópio 30% e broncoscópio 7%. A distribuição de re-teste foi: endoscópio 80% e colonoscópio 20%.

Conclusões

O teste de ATP através do monitoramento contínuo mostrou-se uma ferramenta eficiente para a validação da limpeza manual dos equipamentos endoscópicos e uma prática segura do processo. Os serviços de processamento de produtos para a saúde podem sustentar e garantir a aplicação dessa boa prática para a segurança do paciente.

Palavras-chave

teste de adenosina trifosfato (ATP); endoscópio; controle de IRAS

Referências

Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização – SOBECC.
Apecih. Prevenção e Controle de Infecção Associadas à Assistência extra-hospitalar: atenção primária, serviços diagnósticos, assistência domiciliar e serviços de longa permanência, 2019.
Apecih. Limpeza, Desinfecção e Esterilização de Produtos Para a Saúde. 4ª Edição, 2021.

Área

Endoscopia

Autores

Luciana Rodrigues da Silva, Valéria Egea Bastos Gomes, Jara Libia Costa Louredo, Angela Simeone Godoy Levatte, Leonardo Barbosa Rodrigues, Fabiana Silva Vasques, Edson Abdala