Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA ENFERMAGEM NA PREVENÇAO DA HIPOTERMIA PRE-OPERATORIA EM PACIENTES IDOSOS.

Introdução

Os pacientes idosos, com o envelhecimento da população, são cada vez mais submetidos a cirurgias, exigindo mais cuidados intensivos e gerando o aumento do risco de complicações pós-operatórias. A prevenção e o tratamento da hipotermia pré-operatória é um fator determinante para impedir o aumento da morbidade relacionada a eventos cardíacos adversos, distúrbios de coagulação e outros eventos que são fatores de risco para pacientes idosos submetidos a procedimento cirurgico. Sendo assim, é necessária uma importante monitorização da temperatura, onde a enfermagem destaca-se como um dos principais agentes na redução de possíveis complicações causadas pela hipotermia.

Objetivo

Evidenciar a importância da monitorização da temperatura pela equipe de enfermagem para redução de possíveis complicações causadas pela hipotermia no período pré-operatório em pacientes idosos.

Método

Trata-se de um estudo observacional, analítico com abordagem quantitativa, realizado em um Hospital Universitário, no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. Logo, faz parte de um projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local, sob o parecer 4.138.113, respeitando a resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados

A amostra foi composta por 21 pacientes, com idades entre 60 e 80 anos de idade, sendo 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino. Onde 64,7% dos pacientes apresentaram baixa temperatura no pré-operatório (<36ºC) e 35,3% apresentaram normotermia. A temperatura média foi de 35,8ºc, com temperatura mínima de 35,1ºc e temperatura máxima de 36,7ºc.

Conclusões

Tendo em vista que o próprio ato cirúrgico é comumente responsável por promover hipotermia, devido a diversos fatores como o tempo de cirurgia, exposição das cavidades corporais às baixas temperaturas mantidas nas salas operatórias e alterações corporais causadas durante a cirurgia, a prevalência de uma baixa temperatura no pré-operatório, como evidenciaram os resultados, é um fator preocupante por indicar uma maior suscetibilidade a complicações pós-cirúrgicas em idosos, inerente às suas idades. Representando, dessa forma, uma falha na segurança do paciente. Sendo assim, tendo a equipe de enfermagem como principais agentes na redução de eventos adversos causados por hipotermia no período pré-operatório, evidencia-se a necessidade de maior subsídio teórico e material para os enfermeiros e técnicos de enfermagem atuarem de maneira ativa para prevenir esse fator de risco.

Palavras-chave

Hipotermia; Enfermagem Pré-Operatória; Centro Cirúrgico.

Referências

Barbosa TA, Souza AMF, Leme FCO, Grassi LDV, Cintra FB, Lima RM, et al. Perioperative complications and mortality in elderly patients following surgery for femoral fracture: prospective observational study. Revista Brasileira de Anestesiologia [Internet]. 10 Fev. 2020 [citado em 18 Jul 2023];69:569–79. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/XxbNMBjkkrGbNf6J8djkXhs/?lang=en

Campos M, Teles AR, Azevedo B, Cristelo D, Casimiro G, Casimiro G, et al. Hipotermia pós-operatória em doentes idosos. Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia [Internet]. 2 Out. 2020 [citado em 18 Jul. 2023];29(3):149–55. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/anestesiologia/article/view/20170

Batista FPE, Mata VSF, Nascimento MF, Alves SJA, Oliveira OMS, Bezerra SR. Hipotermia perioperatória: conhecimentos e intervenções da equipe de enfermagem. Nursing (São Paulo). 5 Ago. 2020;23(264):3982–95.

Área

Cirurgia gerontológica

Autores

Breno Silva Santos, Camila Brito O', Layane Carolaine Silva Sena, Matheus Medeiros Oliveira, Thayse Minosa Santos Silva, Suênia Silva Mesquita Xavier