Dados do Trabalho


Título

ATUAÇAO DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇAO NA SEGURANÇA DO PACIENTE: METASSINTESE QUALITATIVA

Introdução

A central de material e esterilização (CME) é o local destinado ao processamento de produtos para saúde no serviço hospitalar, realizando atividades como pré-limpeza, recepção, limpeza, secagem, inspeção (integridade/função), preparo, desinfecção/esterilização, armazenamento e distribuição destes produtos para os centros de consumo. Assim, as ações desenvolvidas pela equipe deste serviço garantem o fornecimento seguro de materiais para prestação de uma assistência de qualidade. No entanto, apesar de seu essencial papel a CME e seus trabalhadores, sofrem invisibilidade no contexto hospitalar. Diante dessa problemática buscou-se sintetizar o estado da arte sobre a atuação dos profissionais da CME.

Objetivo

Identificar na literatura científica qualitativa a importância da atuação dos profissionais da CME para a segurança do paciente.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura do tipo metassíntese qualitativa, método que permite integrar, analisar e interpretar os resultados (narrativas, percepções e práticas) de diferentes estudos sobre determinada temática, possibilitando ampliar a compreensão conceitual3. Escrita conforme as recomendações do modelo PRISMA.
Para guiar o processo de revisão formulou-se a questão norteadora, utilizando os componentes do acrônimo PICOS: Como está descrito nas publicações científicas qualitativas a importância da atuação dos profissionais do Centro de Material e Esterilização para segurança do paciente?. As bases de dados BVS e PUBMED foram campos da pesquisa. Como critério de inclusão consideraram-se estudos primários de natureza qualitativa, nos formatos de artigos, relato de experiência ou estudo de caso; que abordam tema/população de interesse, com origem nacional/internacional; nos idiomas inglês/português/espanhol; em texto completo; publicados no período 2013-2022. Excluindo da metassíntese teses, dissertações, estudos teóricos/quantitativos/estatísticos.
Utilizando os descritores (DeCS/MeSH) formulou-se as seguintes estratégias de busca: esterilização and enfermeiro or enfermagem and "segurança do paciente" (BVS) / sterilization and nurse and "patient safety”
(PUBMED). Essas estratégias localizaram 51 estudos, refinando-se essa amostra embasada pelos critérios de elegibilidade, para 05 estudos selecionados.
A amostra selecionada foi submetida à extração e tabulação dos dados (Matriz de Síntese). Posteriormente seguiu-se para à análise do Nível de Evidência de Produção Científica e Grau de recomendação; análise individual das características dos estudos; análise comparativa com formulação de agrupamentos de elementos-chave; e por fim, síntese e interpretação dos dados.

Resultados

Dentre os 05 estudos analisados todos são de origem/assunto brasileiro, publicados nos idiomas inglês e português, em revistas nacionais da área de enfermagem nos anos de 2017; 2018; 2020 e 2022. A respeito do nível de evidência científica, todos os estudos foram classificados como IV, com grau recomendação A (90%) e B (10%). O agrupamento dos elementos-chave permitiu a formação de três unidades temáticas: A CME como ferramenta indireta de segurança do paciente, a atuação e a percepção da equipe de enfermagem na CME para segurança do paciente; e os desafios da rotina de trabalho no CME versus educação continuada para melhoria na qualidade dos processos.

Conclusões

A análise dos estudos permite concluir que a CME e as atividades desenvolvidas por seus profissionais são de extrema importância para qualidade da assistência prestada, sendo mitigadora de riscos/danos ao paciente e controle de infecções. No entanto, ainda é um setor que sofre desvalorização e necessita de constante aperfeiçoamento/qualificação. Ressalta-se a importância de pesquisas sobre temática para identificar lacunas e fornecendo subsídios para prática baseada em evidência.

Palavras-chaves

CENTRO hospitalar de esterilização; SEGURANÇA do paciente; ENFERMAGEM.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 [texto da Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012 Mar 15 [citado 2023 Jul 10]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html

CIOCCARI ML, LIMA SBS, BETA MG, NETO VMF, HOLKEM GAL, LOURENÇO AB, et al. Desafios do enfermeiro no gerenciamento em centro de material e esterilização: revisão integrativa. REAS [Internet]. 2022 [Citado 2023 Jul 10]; 15(3):1-10. Disponível em: https://doi.org/10.25248/REAS.e9802.2022

OLIVEIRA GS, MIRANDA MI, SAAD NS. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp [Internet]. 2020 [Citado 2023 Jul 10]; 19(42):145-156. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2299

Área

Segurança do paciente

Autores

LARISSA MOREIRA DE SOUZA DOS SANTOS, DAYSLANY CARVALHO GOMES, LUCYO FLAVIO BEZERRA DINIZ, RODRIGO JOSÉ VIDERES CORDEIRO DE BRITO, PAULO CESAR PEREIRA DE BARROS