Dados do Trabalho


Título

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NO PRE-OPERATORIO COMO FERRAMENTA PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o manual, Global Guidelines for the Prevention of Surgical Site Infection, onde recomendou a implementação de medidas preventivas antes, durante e após a cirurgia, tendo como público-alvo a equipa cirúrgica (cirurgiões, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, anestesistas e quaisquer profissionais que participem diretamente nos cuidados cirúrgicos), que serão abordadas ao longo deste relatório (OMS, 2016).
Neste contexto, Christóforo e Carvalho (2009), a enfermagem é desafiada a oferecer uma assistência de qualidade embasada no preparo físico e psicológico do cliente, procurando fazer com que ele compreenda a assistência de enfermagem a ser realizada, esclarecendo suas dúvidas e buscando respostas as suas perguntas.

Objetivo

Descrever o papel da enfermagem no período pré-operatório, a fim de informar as ações de enfermagem como ferramenta para a segurança do paciente, e evitar complicações no período intra e pós-operatório.

Método

O presente estudo Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), que consiste em estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da revisão, foram realizadas as seguintes etapas, primeiramente a definição da pergunta norteadora, depois estabelecido os critérios de inclusão e exclusão, na sequência foram definidas as informações a serem extraídas dos artigos selecionados, após analisados os artigos incluídos e por fim realizado as interpretações dos resultados e a apresentação da revisão integrativa.

Resultados

Realizou-se análise qualitativa baseadas em resultados evidenciados e, encontrados três categorias, como: a primeira categoria identificou-se 4 artigos que ressaltam a importância da educação em saúde para os pacientes e seus familiares, no período pré-operatório. Na segunda categoria destacam-se 3 artigos que demonstraram a assistência de enfermagem como instrumento para a segurança do paciente e na terceira categoria encontra-se 3 artigos que evidenciaram a fragilidade da assistência de enfermagem nas orientações pré-operatórias de enfermagem, e as problemáticas que levam a um atendimento ineficaz.

Conclusões

O enfermeiro detém habilidades e competências para atuar, seja na área assistencial ou gerencial, promovendo ações e estratégias que possibilitem a prestação de um cuidado satisfatório ao paciente cirúrgico. O presente estudo mostrou a importância das orientações de enfermagem realizadas no pré-operatório, sendo base para o desenvolvimento de outras etapas do processo ao qual o cliente será submetido, caracterizada como ferramenta para uma assistência segura, devido ao impacto que sofre no pós-operatório, pois permite a redução dos níveis de ansiedade, favorece o esclarecimento de dúvidas que permeiam sobre o ato cirúrgico e seus cuidados na fase pós-operatória, propondo uma assistência de qualidade integral e individualizada em sua recuperação.

Palavras-chaves

Assistência de enfermagem, Pré-operatório, Segurança do paciente

Referências

OMS. Organização Mundial de Saúde (2016). Global Guidelines for the Prevention of Surgical Site Infection. Recuperado dehttp://apps.who.int/iris/bitstream/10665/250680/1/9789241549882-eng.pdf?ua=1.
CHRISTÓFORO, Berendina Elsina Bouwman; CARVALHO, Denise Siqueira. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, p. 14-22, 2009.

Área

SAEP

Autores

Vânia Cristina Gonçalves Dos Prazeres, JOEL Miranda Dos Santos, Robson Pantoja Portilho, Yhasmyn pires De Castro, Lucas Eduardo Das Neves Barros , Márcia Do Socorro Rodrigues Lira, Camila Lira Dos Santos