Dados do Trabalho


Título

Riscos de contaminação decorrentes de manipulação e descarte incorreto de materiais perfurocortantes: Relato de experiência.

Introdução

A relação entre trabalho e saúde é um tema que tem sido objeto de constante investigação científica ao longo da evolução histórica. Esse assunto tem sido amplamente estudado e refletido pelos pesquisadores, em especial no âmbito hospitalar.1 Visto que, a saúde do trabalhador deve ser uma prioridade devido à natureza exigente e desafiadora das atividades realizadas, como ritmo acelerado, longas jornadas de trabalho e exposição a riscos de acidentes de trabalho ocasionados por materiais perfurocortantes.1 O ambiente hospitalar é amplamente reconhecido como um ambiente potencialmente insalubre, no entanto, certos setores como o Centro Cirúrgico (CC) e a Central de Material Esterilizado (CME), podem ser considerados ainda mais propensos a apresentar condições insalubres.1 Nesse sentindo, o descarte de perfurocortantes após realização de procedimentos cirúrgicos, tem se tornado uma grande problemática, impactando diretamente na saúde dos trabalhadores que compõem esses setores.2

Objetivo

Relatar os riscos de contaminação decorrente de manipulação e descarte incorreto de materiais perfurocortantes.

Método

Estudo descritivo, retrospectivo, do tipo relato de experiência, o qual os dados foram coletados com base nas notificações de eventos adversos encaminhadas ao Núcleo de Segurança do Paciente de um hospital Universitário durante o período de janeiro a junho de 2023. Pesquisa aprovada pelo comitê de ética em pesquisa CAAE: 58636916.5.0000.0107, número do Parecer: 3.323.244.

Discussão e Conclusões

No período do estudo obteve-se 34 notificações realizadas pela CME, destas notificações, 15 referia-se a materiais perfurocortantes, no qual, a inadequada manipulação e descarte de materiais são fatores causadores de acidentes ocupacionais entre os profissionais, em especial da enfermagem, visto que estes profissionais suprem a maior fração de recursos humanos nas instituições. Os setores responsáveis por descarte de perfurocortantes destaca-se o CC com 80%, seguindo de ambulatório, pronto socorro e hemodinâmica ambos com 6,67%. Durante as atividades de ensino-serviço no CC, foi possível perceber que o descarte incorreto e encaminhamento incorreto dos materiais direcionados ao CME podem acarretar acidentes, e como resultado, contaminações por vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da hepatite B e C. A negligência no processo de conferência dos materiais perfurocortantes no descarte, além de colocar em risco a saúde dos profissionais do CC, expõe também a equipe de enfermagem da CME, especificamente, do setor de recebimento e limpeza dos materiais.

Conclusões

Diante do exposto, observou-se que o maior índice dos casos de descarte inadequado de perfurocortantes ocorreram do CC, uma vez que a contaminação com perfurocortante é uma das principais preocupações dos profissionais de saúde que trabalham dentro da CME. Por esta razão, torna-se essencial que os profissionais envolvidos nesses processos, executem suas atividades conforme os protocolos de descarte existentes, que tem como objetivo prevenir e minimizar erros no processo e acidentes durante as práticas.

Palavras-chaves

Enfermagem; Saúde do trabalhador; Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado.

Referências

1.NASCIMENTO, I.S; LIMA, B.S; CARVALHO, A.P.S. Biossegurança em Enfermagem: acidentes de trabalho com material perfurocortante em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Research, Society and Development, v. 11, n. 10, e104111032403, 2022. ISSN 2525-3409. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32403. Acesso em: 10 de jul., 2023.

2.FERREIRA, C.J.C; ALVIM, A.L. Enfermagem na gestão de instrumentais cirúrgicos: relato de experiência. J. Infect. Control, Ano VII, v.8, n° 2, Abr-Jun, 2019; 8(2):82-87. ISSN 2316-5324 Disponível em: http://www.jic-abih.com.br/index.php/jic/article/view/262/pdf. Acesso em: 07 de jul, 2023.

Área

Outros

Autores

Rosenilda Duartes Fernandes Novakowiski, Cinira de Souza Santos, Gracy Schroeder, Nelsi Salete Tonini, Rafaela Preste de Souza, Terezinha de Aparecida Campos