Dados do Trabalho


Título

Processamento de materiais nos serviços de atendimento móvel de urgência

Introdução

Central de Material e Esterilização é uma unidade de assistência indireta, responsável pelo reprocessamento de produtos para saúde. O enfermeiro exerce papel fundamental no processo de trabalho deste setor, adequando as rotinas que garantem a qualidade em cada fase do processo. No âmbito pré-hospitalar, este cenário não é diferente.

Objetivo

Expor as experiências e conhecimentos obtidos pelos acadêmicos de enfermagem a respeito do processamento dos produtos para saúde no âmbito pré-hospitalar.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência referente a uma visita diagnóstica a Base do SAMU em Ponta Grossa, por meio das atividades de extensão propostas pela Liga Acadêmica de Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O projeto recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, Registro CAAE: 56290222.1.0000.0105.

Discussão e Conclusões

Contribuiu positivamente para o aprendizado dos acadêmicos envolvidos a respeito do dinamismo do processamento dos materiais e artigos utilizados no atendimento a comunidade, além de oportunizar um primeiro contato dos acadêmicos com o papel do profissional da enfermagem no atendimento pré-hospitalar.

Conclusões

A visita possibilitou diagnosticar o quão importante é a atuação do enfermeiro frente a uma CME, auxiliando não somente no processo de esterilização, mas também na tomada de decisões seguras de maneira articulada à sua equipe, afim de reduzir o risco de infecções as pessoas da comunidade atendidas no pré-hospitalar.

Palavras-chaves

Enfermagem de centro cirúrgico; Centro de Esterilização; Esterilização; Atendimento Pré-Hospitalar

Referências

1. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC). Práticas Recomendadas SOBECC: Centro de Materiais e Esterilização, Centro Cirúrgico e Recuperação Pós-Anestésica. 8. ed. São Paulo: Manole, 2021.
2. Bohomol E, Melo EF. Cultura de segurança do paciente em centro cirúrgico: percepção da equipe de enfermagem. Revista SOBECC. 2019;24(3):132–138.
3. Athanazio AR et al. Percurso profissional da equipe de enfermagem do centro de material e esterilização de um hospital público: narrativas de vida. 2020.

Área

Gestão

Autores

Taís Ivastcheschen Taques, Sandra Maria Bastos Pires, Ana Luzia Rodrigues