Dados do Trabalho


Título

Tempo de reprocessamento de perfuradores na Central de Material e Esterilização

Introdução

A Central de Material e Esterilização (CME) é um setor dos serviços de saúde que presta cuidado indireto ao paciente, o desconhecimento dos profissionais do Centro Cirúrgico sobre o tempo necessário para o reprocessamento dos produtos para saúde tem impacto direto na gestão da agenda cirúrgica elaboradas pelos enfermeiros.

Objetivo

Demonstrar o tempo necessário para o reprocessamento do perfurador cirúrgico.

Método

Estudo observacional experimental que consistiu em contabilizar o tempo de limpeza, inspeção, lubrificação, acondicionamento e esterilização do perfurador cirúrgico utilizado em cirurgias ortopédicas. Os tempos utilizados e cada fase do processo foi registrado em caderno próprio da pesquisadora e conferidos com os registros próprios do setor. O projeto recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, Registro CAAE: 56290222.1.0000.0105.

Discussão e Conclusões

O início do processo de limpeza do perfurador se deu ás 12h10min, seguindo 12h30min para área de preparo, secagem manual e teste de proteína 12h30min, ás 12h45min realizada secagem com ar comprimido, lubrificação e acondicionamento em caixa própria e embalado, 13h20min caixa com perfurador aguardando ciclo, 13h55min colocado na autoclave e início do processo de esterilização, 14h55min fim do ciclo com início da secagem e resfriamento e as 15h30min o perfurador estava pronto para o uso. O tempo total de reprocessamento foi de 3h20min, observando que pode variar dependendo da quantidade de materiais recebidos pela CME e carga da autoclave.

Conclusões

Espera-se que os dados e fluxograma elaborado e demonstrado as equipes auxiliem os profissionais do Centro Cirúrgico na organização da agenda, evitando assim conflitos e otimização do uso de salas mantendo a segurança do paciente.

Palavras-chaves

Enfermagem de centro cirúrgico; Centro de Esterilização; Esterilização.

Referências

1. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC). Práticas Recomendadas SOBECC: Centro de Materiais e Esterilização, Centro Cirúrgico e Recuperação Pós-Anestésica. 8. ed. São Paulo: Manole, 2021.
2. Bohomol E, Melo EF. Cultura de segurança do paciente em centro cirúrgico: percepção da equipe de enfermagem. Revista SOBECC. 2019;24(3):132–138.
3. Athanazio AR et al. Percurso profissional da equipe de enfermagem do centro de material e esterilização de um hospital público: narrativas de vida. 2020.

Área

Gestão

Autores

Taís Ivastcheschen Taques, Sandra Maria Bastos Pires, Ana Luzia Rodrigues