Dados do Trabalho


Título

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA EM UM HOSPITAL PRIVADO: CONTRIBUIÇÕES PARA UM CUIDADO SEGURO

Introdução

O planejamento da assistência de enfermagem legalmente é uma atividade privativa do enfermeiro, definida na Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86 e decreto n. 94.406/87, legislações que regulamentam o exercício da profissional1.
O protocolo de cirurgia segura é o segundo desafio global para a segurança do paciente, que tem como objetivo promover a melhoria da segurança cirúrgica e reduzir as mortes e complicações durante a cirurgia2.
A sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) é uma metodologia científica desenvolvida para a prática do enfermeiro centrada no paciente cirúrgico e trata-se de um valioso instrumento para a assistência segura e com qualidade2,3.
A utilização da SAEP visa uma continuidade do cuidado de forma individualizada, humanizada e documentada, sendo composta por cinco fases: visita pré-operatória de enfermagem, planejamento, implementação, avaliação e reformulação da assistência a ser planejada1,3.
Vale ressaltar que a SAEP possibilita a comunicação com equipe multidisciplinar na assistência perioperatória.

Objetivo

• Traçar medidas preventivas correlacionando cirurgia versus posicionamento versus tempo cirúrgico para conforto e prevenção da integridade física e emocional junto a equipe multiprofissional.
• Avaliar na visita pós, o desfecho garantindo que o plano de cuidados elaborado, foi executado de forma satisfatória para cliente/família e equipe.

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência cujo objetivo foi relatar o processo de implementação da SAEP por enfermeiros de um hospital privado de grande porte.
No ano de 2020 foi dado início ao projeto que visa implementar a sistematização da assistência de enfermagem perioperatória pela equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico, na qual percebeu a necessidade de estar a beira leito, proporcionando um olhar voltado ao paciente que necessita de cuidados operatórios, evidenciando uma interação paciente/família.
Em virtude dos cenários vividos na instituição, de mão de obra enxuta e onde o papel do enfermeiro do Centro Cirúrgico é voltado para gestão do seu funcionamento na prática, foi necessário traçar perfis de especialidades cirúrgicas de maior complexidade e prevalência que necessitava de um olhar robusto para direcionar a aplicação da SAEP. Diante disso, os critérios de elegibilidade foram: pacientes cirúrgicos das especialidades cardíaca, oncologia, gastrointestinal, neurologia (tumores cerebrais) e submetidos ao transplante hepático. Criou-se um check list baseado nos cuidados direcionados ao paciente cirúrgico contemplando o pré, trans e o pós-operatório.

Discussão e Conclusões

A amostra foi composta por 225 pacientes que receberam a visita do enfermeiro e que tiveram o check list aplicado na sua totalidade, contemplando o período pré, trans e pós-operatório. Na fase pré-operatória, 89% dos pacientes relataram ansiedade devido ao procedimento. Na fase pós operatória, 90% informaram se sentir acolhido e calmos após a prática da SAEP.

Conclusões

Concluiu-se que a aplicabilidade da SAEP é efetivamente necessária para que o paciente cirúrgico tenha uma experiência positiva e um cuidado seguro durante seu processo de internação. Em consequência, observou-se que o enfermeiro atuante no centro cirúrgico, quando exerce o cuidado a beira leito através da SAEP, favorece o planejamento da assistência e direciona o cuidado para os demais membros da equipe.

Palavras-chaves

ASSISTÊNCIA perioperatória; ENFERMAGEM; PROCESSO de enfermagem

Referências

1 SOBECC. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico,
Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 8.ed. São Paulo, SP: SOBECC, 2021.

2 Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa [Internet]. Segurança do paciente; [citado 17 jul 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/seguranca-do-paciente

3 Ribeiro E, Ferraz KM, Duran EC. Atitudes dos enfermeiros de centro cirúrgico diante da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória. Rev SOBECC [Internet]. 19 dez 2017 [citado 17 jul 2023];22(4):201. Disponível em: https://doi.org/10.5327/z1414-4425201700040005

Área

SAEP

Autores

CRISTINA ROCHA AMARAL, LILIAN RESENDE DA SILVA FASOLATO, ROSELY LOPES OLIVEIRA, CLAUDIA MAYUMI SAKAMOTO, THIAGO ROLDÃO BATISTA, THAIS VIDAL DE OLIVEIRA, RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE